terça-feira, março 29, 2016

tropeções justicialeiros

Em Portugal, agentes da justiça violam a lei, passando aos tablóides dados de processos em segredo, v.g. o caso Sócrates. Não se dão ao respeito e o descrédito é grande.
No Brasil, entram abertamente na luta política, sob o disfarce do combate à corrupção. O que se passa com Lula e com Dilma Rousseff (e o que não se passa com outras áreas políticas) é de bradar aos céus. Aqui já não é dar-se ao respeito, é o despudor tornando a justiça uma caricatura; não são magistrados, mas palhaços.
Em Angola, nem palhaços, mas marionetas. Os activistas antigovernamentais em "julgamento", vêem, no decurso dele, ser-lhes retirada a acusação ridícula de tentativa de atentado contra o Presidente da República; mas, em contrapartida, impende sobre eles -- arranjada à trouxe-mouxe, no decorer do processo -- a acusação de "associação de malfeitores". Não fosse grave e seria diurético. Prevê-se que até final do processo Luaty Beirão, Nuno Dala e demais companheiros possam vir a ser acusados de traição e estacionamento proibido.

5 comentários:

Jaime Santos disse...

Eu gostaria muito de acreditar que isto representa o toque a finados da ditadura angolana. Quando um Governo teme uns quantos jovens que se reuniram para ler um livro, o fim do regime estará próximo, porque o ridículo (que esta alteração da acusação durante o julgamento mais não faz senão realçar) mata. Mas suspeito que não, afinal Kim-não sei quê faz as palhaçadas que quer e continua, ao que parece, de pedra e cal. Os ditadores caem no ridículo com frequência porque se estão nas tintas, não têm que prestar contas a ninguém...

Jaime Santos disse...

P.S. Salvaguardado o devido tempo desde as respetivas independências, julgo que o triste estado da Democracia em quase todos os Países de Expressão Portuguesa mostra que a colonização portuguesa nem se preocupou, como a Britânica, em criar instituições firmes nos diversos territórios colonizados. Pois, se nem entre nós tivemos um verdadeiro Governo Liberal durante o sec. XIX... O caricato dos participantes nas manifestações no Brasil contra o PT, que aparentemente levaram a ama negra de uniforme com os filhos atrás, mostra bem como o espírito da 'Casa Grande e Sanzala' está vivo nessas paragens... De facto, o Liberalismo Político só nasceu nestas paragens depois de 25 de Abril de 1974...

Ricardo António Alves disse...

O caso em Angola é patético -- a não ser que, pelo medo, e dada a crise económica a que se assiste, a condenação deste pessoal queira servir de aviso e dissuasor de futuras (previsíveis?) contestações.
No plano interno, a nota do MNE foi diplomaticamente exemplar. Parece que o PS vai amanhã condenar ainda não sei bem o quê. Como o MPLA é membro da Internacional Socialista, vamos ver no que dá.

Quanto à nossa colonização, além de ter sido criminosa, como são todas asa colonizações, foi-o também anedótica, a começar no Brasil e a acabar em Timor.

Jaime Santos disse...

Suspeito que o carácter anedótico da nossa colonização a tornou ainda mais criminosa e pelo menos parcialmente responsável pelos regimes mais ou menos anedóticos que vigoram em cada uma das nossas antigas colónias (com a exceção de Cabo Verde). Bem sei que o que digo é também um julgamento severo dos povos que aí vivem, mas se não tenho direito de interferir no seu processo político, tenho o direito à minha opinião e julgo que não é possível dizer que um só destes países seja bem governado (excluo de novo Cabo Verde). Mas, já agora, nós também nunca tivemos bom Governo até 1976 e mesmo depois disso temos andado lentamente a aprender a tê-lo (estou a ser otimista, claro). E depois, esses Países estão bem acompanhados por alguns Países ditos desenvolvidos, a começar pelos EUA, onde a corrupção generalizada existe, mas é só de natureza mais sofisticada, de modo a que tudo o que é feito tem cobertura legal...

Ricardo António Alves disse...

Bem, as outras ex-colónias, francesas, inglesas, belgas, etc,. também não são exemplares...