segunda-feira, maio 09, 2016

Querem 'liberdade de escolha'? Paguem-na, que é o que eu faço!

Os meus quatro filhos andaram (um deles ainda anda) em colégios. Nunca me passou pela cabeça que o Estado tivesse de subsidiar esta opção de família, quando aqui não faltam escolas públicas. Em nome de que princípio ético se subsidiam escolas privadas, quando existem estabelecimentos estatais? Querem liberdade de escolha? Paguem-na, que é o que tenho feito ao longo dos anos, privando-me de outras coisas.
Politicamente, a pulhice, a vigarice mostram-se sem pudor aos olhos de todos. Aqueles que passam a vida a encher a boca com a iniciativa privada não se eximem a vir insultar um ministro que faz o que tem de ser feito. O Estado está ao serviço de todos e não patrocina negócios privados. O CDS, depois de despudoradamente ter, através do seu ministro da Esmola, cortado o RSI a inúmeras famílias (o 'subsídio à preguiça', dizia o paspalho do Portas), não tem um pingo de vergonha em vir terçar armas pelos empresários do ensino, em nome da 'liberdade de escolha'. E com a má-fé e a desonestidade intelectual do costume: eles sabem muito bem que em áreas onde o Estado não assegura o ensino público, os contratos com os colégios não estão em causa. Mas como não passam dum bando de mentirosos, aliás contumazes, querem confundir e inculcar o receio na generalidade das pessoas. Isto não é política, é vigarice e terrorismo.

6 comentários:

Dream Crusher disse...

Finalmente, alguém que tenha optado pelos colégios privados sem papas na língua ou ilusões.

Ricardo António Alves disse...

Isso é que me devia espantar, D.C., mas não espanta. Uma boa parte das pessoas não quer saber se determinada decisão se justifica ou não, mas qual o impacto que ela terá nos seus interesses particulares.

Jaime Santos disse...

Aqueles que clamam pelo 'direito à escolha' facilmente diriam, falaciosamente, que o Ricardo está a ser hipócrita. Eu também defendo a Liberdade de Escolha no acesso à saúde e recorro amiúde a estabelecimentos de saúde privados. Só que pago eu a conta. E como tal, não quero ter que pagar para que um bando de privilegiados tenha os seus filhos em Colégios às minhas custas. E são privilegiados não porque sejam ricos ou pobres (não sei se o Ricardo é uma coisa ou outra, nem isso interessa), mas porque um direito especial se aplica a eles, o dos outros cidadãos lhes pagarem a educação dos filhos. Mais, como tenho uma boa costela liberal, não quero agora que estes estabelecimentos beneficiam também dum privilégio que distorce o Mercado Livre. A Direita tem dito que a Esquerda tem uma visão ideológica em relação a esta questão, o que é rigorosamente verdade, porque chama-se a isto ter princípios. Para eles, o Mercado Livre só é bom para os outros. Ou, como disse Disraeli, um Governo Conservador é (só, digo eu) uma Hipocrisia Organizada...

Ricardo António Alves disse...

É como eu, meu caro. Mas paga para que todos tenham acesso, não paga?
A direita sem pudor tem tentado manipular o assunto. É a política que estes gajos sabem fazer: os pretensos casos, os pretensos escândalos, a miséria do costume.
Quanto à questão ideológica, a Cristas, ontem, até veio dizer que o Governo estava a ser um bocado de esquerda. Lembrou-me a rábula dos Gatos Fedorentos sobre o aborto, com o RAP vestido de estúpida a perguntar ao então comentador Marcelo: "Professor, o aborto é uma coisa extremamente horrível, não é?..."

Jaime Santos disse...

Um bocado de Esquerda? Eu pensava que era completamente de Esquerda e a querida tia que se habitue. É Ideologia da boa, rica, tá ver? Mas está enganado, era o RAP que fazia de Marcelo e o Quintela que fazia de estúpida... 'Mas não é ilegal? É. Mas posso fazer? Pode. E o que é que me acontece? Nada.' Era o que eu dizia. Uma Hipocrisia Organizada... Infelizmente, uma outra tirada genial de Disraeli, que, instado a retratar-se porque afirmou na Câmara que metade do Governo era constituída por jumentos, disse a seguir que retirava essa afirmação, porque afinal metade do Governo não era constituída por jumentos, não funciona com as bancadas da Direita. Aí, a proporção correspondente claramente ultrapassa os 50%...

Ricardo António Alves disse...

Ah, pois era -- troquei-os...
Disraeli e Churchill duma assentada, é de esmagar :)