terça-feira, maio 26, 2009

Antologia Improvável #379 - Cecília Meireles (4)

ELEGIA

1

Minha primeira lágrima caiu dentro dos teus olhos.
Tive medo de a enxugar: para não saberes que havia caído.

No dia seguinte, estavas imóvel, na tua forma definitiva,
modelada pela noite, pelas estrelas, pelas minhas mãos.

Exalava-se de ti o mesmo frio do orvalho; a mesma claridade da lua.

Vi aquele dia levantar-se inutilmente para as tuas pálpebras,
e a voz dos pássaros e a das águas correr,
-- sem que as recolhessem teus ouvidos inertes.

Onde ficou teu outro corpo? Na parede? Nos móveis? No tecto?

Inclinei-me sobre o teu rosto, absoluta, como um espelho.
E tristemente te procurava.

Mas também isso foi inútil, como tudo mais.


Antologia Poética

2 comentários:

Manuel Nunes disse...

A Cecília Meireles volta à "Antologia...". Um dia destes tenho de a conhecer melhor.
Aproveito para lhe pedir que veja lá no blogue o comentário ao comentário.OK?

Ricardo António Alves disse...

É já a seguir, meu caro.