domingo, novembro 18, 2007

É um progressita da treta? #1

Questionário do Sunday Times, retirado da Rua da Judiaria.

1. É permitido aos muçulmanos ser homófobos por causa da sua cultura?
1.ª resposta: não.
2.ª resposta: ninguém deve/pode ser perseguido em consequência da sua orientação sexual. No entanto, as fobias, desde que manifestadas individualmente, sem incitação pública à discriminação ou ao ódio, são pontos de vista toleráveis em democracia.

Observação: embora se perceba o enfoque religioso sobre os muçulmanos num questionário dum jornal inglês, convém lembrar que a homofobia não é um exclusivo do islamismo. A única diferença é que na maior parte dos países islâmicos a religião não está separada do estado. Sucedesse o mesmo com o cristianismo ou o judaísmo e outro galo cantaria para a homofobia.

4 comentários:

Ana Paula Sena disse...

Interessante! :)

ana v. disse...

Só discordo de si num ponto, vizinho: as fobias não são pontos de vista, são uma doença. E tratam-se!
Bjs

Mónica disse...

este comentário anterior desconcertou-me, ora toma, já n digo nada :D

Ricardo António Alves disse...

Ana Paula: dá que pensar.

Vizinha: concordo consigo,quando falamos realmente de fobias. Só que estas às vezes não o são, mas sim preconceitos. Por exemplo: se eu disser que acho ridícula a ideia do casamento homossexual (como acho), ou manifestar enormes reservas ao princípio à possibilidade de adopção (como manifesto), serei considerado um homófobo, embora eu não me considere tal.
Para si também.

Mo: como são interessantes os comentários desconcertantes.