sexta-feira, setembro 07, 2007

o nome e a coisa

Os anarquistas sempre tiveram um grande respeito pela classe política, globalmente considerada. Vejo essa consideração devidamente impressa no último número do jornal A Batalha -- título histórico do anarco-sindicalismo que editava um excelente suplemento cultural hebdomadário, colaborado por nomes como Ferreira de Castro, Jaime Brasil, Roberto Nobre, Julião Quintinha, Mário Domingues ou, mais esporadicamente, Raul Brandão, Rocha Martins, Assis Esperança e José Régio, entre muitos outros.

Fiel aos seus pergaminhos, A Batalha, agora publicado pelo Centro de Estudos Libertários, traz nesta edição de Julho-Agosto -- mais estival, portanto --, uma curiosa lista de anagramas de actuais e antigos dirigentes partidários de todo o espectro parlamentar.

O PSD, não sendo o mais votado, ocupa a Presidência da República. Antes do primeiro magistrado, refira-se um dos seus dirigentes mais emblemáticos, PEDRO SANTANA LOPES, com direito a dois anagramas: «SATANÁS PLENO» e «ASNAL ESPANTO»; ANÍBAL CAVACO SILVA dá «LAVABO NA CASA CIVIL».


Passemos ao PS, de todos os partidos, o menos antipático a uma boa parte dos libertários. O PS surge com quatro nomeações: MÁRIO SOARES, «ISSO ERA AMOR»; JORGE SAMPAIO, «O MAJOR PIEGAS»; ANTÓNIO GUTERRES, «OUTRO RESIGNANTE»; e ALMEIDA SANTOS, com direito, tal como Santana, a um carinho especial, com duas possibilidades gostosíssimas: «SALADA SEM TINO» e «MISTELA DANOSA».

Segue-se um arqui-inimigo, o PCP, que surge com a única mulher da lista, justa presença para os animadores do MDM: ODETE SANTOS, também ela com duas combinações, relativamente benignas: «TESTA DE SONO» e «DOTE SENSATO».

Uma outra espécie de inimigo, a beatice e o ultramontanismo eclesial, têm no CDS o melhor encaixe: não propriamente TELMO CORREIA, que surge na lista como «O MOLE RECITAR», mas sim PAULO PORTAS, magnificamente mudado para «O SURTO PAPAL».

Deixo para o fim mais um arqui-inimigo, o trotskismo, aqui personificado por FRANCISCO LOUÇÃ; «LUFAR CONCISO».


6 comentários:

ana v. disse...

Delicioso, vizinho. Vou linká-lo para o meu estaminé.

Ricardo António Alves disse...

Obrigado, vizinha, é todo seu.

vieira calado disse...

Creio que a maioria de nós tem um pouco de anarca...
Eu certamente que o tenho.
Bom fim de semana.

Ricardo António Alves disse...

Eu também.
Saudações cordiais.

estrelicia esse disse...

Idem Idem.
Aspas Aspas.
Pelos vistos de loucos, de poetas e de anarcas todos temos um pouco.
Congratulo-me com tão selecta vizinhança.

Ricardo António Alves disse...

Agradeço e retribuo, Estrelícia.