domingo, janeiro 29, 2006

Correspondências #31 - Teófilo Braga a João de Barros

Lisboa, 2 de Janeiro de 1900
Caro Poeta
Ha já alguns dias que recebi o seu primeiro livro de poesias -- Algas -- tendo é certo lido logo e immediatamente. Leio sempre com curiosidades diversas as composições poéticas que me cáem debaixo dos olhos; quando não acho conhecimento de fórma, appéllo para a originalidade ou novidade da idéa; quando falha qualquer d'estes aspectos procuro ainda descobrir o temperamento ou organização do Poeta, que às vezes póde estar abafado pelas correntes batidas de um gosto dominante que o prejudique.
Só no fim d'este inquerito é que deixo o livro ou a composição poetica. O seu livro das Algas tambem passou por este crivo; ha alli conhecimento das fórmas, e ha temperamento poetico; e é muito, e por isso que promette largas esperanças é que não é já tudo. Para ir mais longe é questão da edade, que lhe hade dar o contacto da realidade da vida, e de uma philosophia que dê ao seu espirito a visão universal.
Felicita-o com um abraço o seu
admirador e am.º At.º
Theophilo Braga
T. S. Gertrudes, nº. 70.
Cartas a João de Barros
(edição de Manuela de Azevedo)

4 comentários:

Eva Luna disse...

Gosto imenso deste blog. Um beijo

Ricardo António Alves disse...

Obrigado, ele vai continuar por aqui...

João Villalobos disse...

Os títulos da época, realmente...«Algas»!?

Ricardo António Alves disse...

«[...]//eu vejo fluctuar meus versos de creança, / tendo a enchê-los de vida, a côr verde da esp'rança / a que a tristeza dá um tom brunido e escuro.» Algas, Coimbra, França Amado Editor, 1900.