quarta-feira, janeiro 06, 2010

Caracteres móveis - Javier Cercas

«Uma vez li uma frase de Pascal que diz que ninguém se entristece completamente com a desgraça de um amigo», escreve Rodney dois meses depois da sua chegada a Da Nang. «Quando a li pareceu-me uma frase mesquinha e falsa; agora sei que aquilo que diz é verdade. O que a torna verdadeira é esse "completamente". Desde que estou aqui vi morrer vários companheiros. A morte deles horrorizou-me, enfureceu-me, fez-me chorar; mas mentiria se dissesse que não senti um alívio obsceno diante dela, pela simples razão de o morto não ser eu. Ou dito de outra maneira: o pavor está na guerra, mas muito antes estava em nós.»


A Velocidade da Luz

4 comentários:

Mónica disse...

mto duro, mas q atire a 1ª pedra quem nunca sentiu a guerra

Ricardo António Alves disse...

Mónica! Estou a ir por aqui abaixo e encontro-a sem esperar!)
É verdade, duríssimoe certeiro.

Mónica disse...

Caro RAA: tb há solução para isso, vá às definições do blogue, comentários, e coloque o seu endereço de mail onde diz "enviar comentários". assim recebe os comentários no email e pode segui-los todos sem andar aqui a vasculhar post a post :DDDD

Ricardo António Alves disse...

Obrigado, Mónica, mas não uso mail :\