terça-feira, outubro 07, 2008

Piruetas sobre o Kosovo

Ao reconhecer a "independência" do Kosovo, Portugal volta a mostrar a sua irrelevância internacional. Em vez de manter a posição de princípio correcta, a de não reconhecer uma situação de facto ilegal, atentatória do direito internacional -- para não dizer que a prazo é contra os interesses europeus --, o governo (e parece que também o PR, a julgar pela posição do PSD), inflectiu. Coesão europeia? É brincadeira, certamente. Causam mais estragos à UE cimeiras como a deste fim-de-semana em Paris, e menos as posições coerentes estribadas na legalidade.
Só não percebo para que foi esta fita do não reconhecimento. Se era para obedecer à voz do dono, mais valera ter alinhado de início, em vez de fazermos esta triste figura.
Em tempo: acabo de ouvir o MNE na Sic Notícias: «A independência do Kosovo abriu uma caixa de Pandora que urge ser fechada» Pelo amor de deus!... Parece que o homem acha que a "independência" é "irreversível". O que será a irreversibilidade para ele? Dez anos?, vinte anos?, trinta?... Quem vier depois, que feche a porta, não é?...

2 comentários:

ana v. disse...

Tenho vergonha destas piruetas portuguesas, vizinho... pior ainda do que tomar posições erradas ou perigosas, é esta cobardia de ficar à espera de ver para onde pende a maioria, e dar o dito por não dito. Onde está a nossa espinha, caramba?
Heróis do mar? Não me dá vontade de rir, juro.

Ricardo António Alves disse...

O pior é que, depois de todo este tacticismo saloio, acaba-se por tomar a posição errada e perigosa. Para quê?, para mostrar a unidade do "Ocidente" perante a Rússia? -- a mesma Rússia que foi convidada a reconhecer as independências so Cáucaso, algo que não fizera até este desastre do Kosovo... Irresponsável e patético.