domingo, abril 01, 2007

Correspondências #86 - Eugénio de Castro a Miguel de Unamuno

Coimbra
1, Arco do Bispo
10 de Maio de 1904
Ex.mo Senhor
Ha perto de 15 dias que tenho passado muito e muito incomodado de saude, sendo este o motivo do meu longo silencio. Beijo-lhe as mãos deveras reconhecido, pela sua gentilissima carta que tanto me sensibilizou, e pela oferta dos seus livros, que ainda não li, porque só quero lêl-os, como elles merecem, quando tiver bem arejado e desanuviado o espirito que a doença encheu de desanimos e de fadiga.
Da sua curta visita a esta cidade, conservo, com a maxima franqueza o digo, as mais agradaveis recordações, e vivamente me felicito por ter estreitado relações de verdadeira amizade com V. Ex.ª que eu tanto admirava pela fôrça originalidade e brilho do seu talento. Espero que havemos de encontrar-nos muitas vezes, em Salamanca e Coimbra, que havemos de trocar muitos livros nossos, que havemos de escrever-nos a miúdo, e que, d'esta fórma de muito amigos passaremos a ser dois grandes amigos.
Antes de terminar, permita-me que lhe peça o favor de me indicar a adresse do snr. D. Luiz Maldonado, a quem desejo agradecer a offerta Del Campo y de la Ciudad.
Peço-lhe que me ponha aos pés de sua Esposa, muito minha Senhora. Affectuosas lembranças de meu irmão Luiz e de Violante.
Abraça-o cordealmente
o seu
admirador e amigo
m.to grato
Eugénio de Castro


Epistolario Portugués de Unamuno
(edição de Ángel Marcos de Dios)

Sem comentários: