terça-feira, março 27, 2007

Salazar -- Agora, na Hora da Sua Morte

Leio Salazar -- Agora, na Hora da Sua Morte, de João Paulo Cotrim e Miguel Rocha (Parceria A. M. Pereira) e deparo-me com a melhor BD portuguesa que alguma vez me passou pelas mãos.
Quando se trata de banda desenhada de inspiração histórica, a tradição nacional tem sido a de cair num didactismo a causar sempre grandes entraves à fluência narrativa. Este livro de Cotrim e Rocha é algo completamente diferente: é um ensaio sobre a personagem Salazar na sua circunstância de governante solitário e todo-poderoso.
A visão é crítica, naturalmente, mas sem proclamações nem vociferações; pelo contrário, a obra é atravessada por uma densa melancolia -- no fundo a melancolia de um país em luto permanente.
Atmosfera angustiosa, portanto, em que o magistral tratamento de imagem de Miguel Rocha serve na perfeição a narrativa de João Paulo Cotrim, que fez a opção pelos momentos-chave do percurso do ditador e as ideias-força da sua actuação política.
Este Salazar, agora na hora do seu ressurgimento mediático, sendo uma obra maior dos quadradinhos portugueses (ou da nona arte, se preferirem), acaba por extravasá-la, tornando-se, pelo seu altíssimo nível, uma referência bibliográfica na interpretação do salazarismo.

Sem comentários: