quinta-feira, janeiro 04, 2007

talvez

Talvez por ser homem, talvez por ser contra o aborto, talvez por não ser moralista, interessava-me mais estar agora a discutir a eutanásia.
***
É preciso ser-se um grande estupor para negar a alguém consciente a possibilidade de, numa situação-limite, pôr fim à sua própria vida da forma mais tranquila, auxiliado por quem se disponha a ter essa piedade última.

6 comentários:

Paulo Cunha Porto disse...

Caríssimo.
Embora incensando a capacidade de enfrentar a dor, entenderia que o Estado laico autorizasse a eutanásia, desde que em estritos moldes voluntário e de conteporaneidade da decisão e do mal. Caso contrário, voltamos à mesma. Ou quase.
Abraço.

Anónimo disse...

Talvez por ser mulher, talvez por ser a favor da liberalização do aborto, talvez por ser contra o aborto, talvez por não ser moralista, gostava que houvesse o direito à eutanásia.

Paulo Cunha Porto disse...

O mal, Querida Marta, está em não ser moralista. Quando abdicamos desse estatuto estamos prestes a pactuar com a imoralidade.
Beijinho. Gosto muito de A ver no magnífico Blogue do Meu Compadre.

Ricardo António Alves disse...

Chega um homem do trabalho, com uma passagem pela fnac, é certo, e é brindado com um diálogo imprevisto!... Sim senhores.

Pois Marta: qualquer dia direi da minha posição específica sobre o aborto. Mas para já: se se entender retirar a pena a um crime que é a eliminação de um feto, como o propuseram Manuela Eanes, Freitas do Amaral e creio que também o grupo de que faz parte Maria do Rosário Carneiro, aí, nas circunstâncias actuais da nossa sociedade, estarei de acordo. Estranhamente, não vejo essa possibilidade ser considerada por nenhum dos campos mais militantes, com os quais não sinto qualquer identificação. Penso que estarão mais apostados no tudo ou nada, o que não me parece sensato.
Obrigado pela visita.

Colega em blogue: moralistas, só o La Bruyère e seu colegas. Agora dizer como é que os outros se devem comportar, reservo-o para os meus filhos, por enquanto. Obrigado pelo «magnífico» e um abraço. Ah! -- e apreciei a tua posição sobre a eutanásia.Zb.

Paulo Cunha Porto disse...

Moralistas, sempre dirigidos a todos os Humanos. Quem prescindir desses preceitos fica riscado da espécie.
Ainda bem que gostaste desta.
Ah e prepara-Te, que com a Marta por cá, não há Abencerragem imune à mediatização.
ab.

Ricardo António Alves disse...

Provavelmente estou a extinguir-me! Nem a mediatização me salva... Abraço.