domingo, março 19, 2006

Correspondências #37 - Francisco Mendes de Góis, enviado de D. João V em França, ao Cardeal da Mota

Emimo. Sor.
Meu Sôr. Não havendo apparencias de expedir tão depressa algum expresso, inclui no masso que partio em 8 deste mez hum anel com hum rubim e cercadura de brilhantes e vivo com dois grandes sustos: se chegará com segurança e se agradará a V. Eminª.
Agora me consumo mais, pois se offerece a occasião deste expresso por haver chegado aqui da India o Coronel Don Alvaro Marquez Cardoso de Cienfuegos, segundo me constou pelos seus Passaportes e mais papeis.
Elle me requereo que despachasse logo este expresso, e tambem me obrigou a escrever a copia do Tratado de Pax, Liga, Feudo e vassallagem que se concluhio em Surrate no mez de Ianeiro proximo passado, o qual não quiz confiar a outra pessoa (que o copiasse) pelo muito que importa o Segredo.
Tudo isto fiz e faço sem saber se obro bem ou mal, mas confesso que me pareceo era conveniente de executar com deligencia tudo o que o dito Coronel me pedia, pois que tudo me parece interessa o Serviço Real.
Eu estou sem cabeça nem mão capaz de alargar-me mais. Esta ajuda me faltava para perder totalmente os sentidos, pois sou obrigado no mesmo tempo de fallar com hum Cento de pessoas, e de escrever o Tratado e Cartas porq. senão detenha o expresso. As encomendas crescem cada dia mais.
A Pessoa de V. Eminª. me gde. Deos por dilatados annos como desejo e hey de mister.
Paris 20 de Agosto de 1720.
De V. Eminª.
Creado mais fiel e mais obrigado
Franco. Mendes de Goes
In J. M. Cordeiro de Sousa, Colectânea Olisiponense, vol. II

Sem comentários: