sábado, março 11, 2006

Correspondências #36 - Wenceslau de Morais a Bento Carqueja

Kobe, 14 de Outubro 1902
Consulado de Portugal
em
Kobe e Osaka
Meu presado Amigo e
Snr. Bento Carqueja
Respondi à sua amável carta de 3 de Setembro, a qual muito agradeço.
O pintor que fez os dois desenhos que lhe enviei para o «Numero Illustrado» do «Commercio do Porto» chama-se Asano Koshinu, e é um modesto operário da imprensa e lithographia Seikôdô, estabelecida em Kobe, Sannomiya-machi, ni-chome. Modesto e bem modesto, que nunca pensou sequer em vêr o seu nome laureado em qualquer parte; mas é que estes japonezes, por mais humildes, possuem as mãos mais habilidosas que se conhece.
O nosso homem ganha talvez uns 200 reis diarios ou pouco mais na officina onde trabalha. Se passar por um grande pintor ahi no nosso meio, melhor talvez para o effeito desejado. O caso é que, tendo-lhe eu dado os croquis da minha lavra, elle executou a obra com a mesma modestia do que se tivesse caiado um muro... e levou mais barato do que se caiasse o muro.
Não tenho «carta do Japão» feita; irá brevemente.
Com a maior consideração e estima
de V. Ex.ª
Admirador e Amigo Obgd.mo
Wenceslau de Moraes
In Jorge Dias, No Ádito da Ásia -- Episódios da Aventura Portuguesa no Oriente

2 comentários:

Ricardo António Alves disse...

Oh, sem dúvida. E o caso dele é revelador duma forte adesão a uma civilização extra-europeia. Lembro, neste momento, o embaixador Armando Martins Janeira, um apaixonado da cultura japonea e de Morais, de quem foi biógrafo.
Os tempos não estão fáceis para quem quer compreender o outro, sem o condicionar...

Ricardo António Alves disse...

O espólio dele está no Arquivo Histórico Municipal de Cascais (viveu no Estoril), e terá, certamente, coisas de interesse para si. Há inclusivamente um pequeno catálogo de uma exposição que penso ser de fácil acesso.
Abraço também.