sábado, julho 08, 2006

Figuras de estilo - Joaquim Paço d'Arcos

Todas as alternativas da guerra, os altos e baixos da tremenda aventura, as horas negras de Dunquerque e da capitulação da França, os momentos decisivos da batalha de Inglaterra, o vaivém dos exércitos no Norte de África, a rendição de Tobruk, a queda de Singapura e o vertiginoso alastramento nipónico pelo Sudeste Asiático, os dias e noites sombrios da batalha do Atlântico, a manhã luminosa de Al-Alamein, o desembarque na Sicília e a campanha de Itália, os golpes de tragédia renascentista da política italiana, o desembarque na Normandia e o estabelecimento da Segunda Frente, a libertação de Paris e a travessia do Reno, a Guerra com G grande, a guerra total, no mar, na terra, no ar, nas cidades e no deserto, na selva da Birmânia, nos bancos de coral da Oceania e nas planícies da Europa, na Câmara dos Comuns destruída pelas bombas inimigas ou à mesa das Conferências secretas, toda essa película, terrífica e alucinante, passa a nossos olhos e a nosso espírito nas páginas das volumosas Memórias do guerreiro e do estadista que, como César, forjou a História e escreveu-a.
Churchill -- O Estadista e o Escritor
(fotografia de Churchill
por Yussuf Karsh, 1941)

2 comentários:

Alexandre Dias Pinto disse...

Caro Ricardo:
Muito interessante! Não conhecia o livro do Joaquim Paço d'Arcos. É uma biografia do Churchill ou uma análise da obra do estadista e do escritor? Vou ver em que ano foi escrito o livro.
Um abraço.
Alexandre

Ricardo António Alves disse...

Caro Alexandre: trata-se de uma conferência proferida no Instituto Britânico, em 1954, um ano depois da atribuição do Nobel de Literatura ao Churchill. Foi publicada como separata da revista «Ocidente», vol. XLVIII, s/data.
Um abraço.