segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Ford Anglia


Conhecido entre nós, em tempos idos, pelo sugestivo nick de Orabolas, hoje está popularizado como o carro do Harry Potter. Para mim foi e será o carro do meu Avô João, o primeiro dele de que me lembro. Tenho ideia de vê-lo lá dentro, de cigarro na boca, talvez de boquilha (fumava muito, tinha uma voz grossa de fumador), com os seus cabelos claros penteados para trás e com um casaco aos quadrados em tons acastanhados, olhando em frente, atento à condução. Morreu cedo, tinha eu oito anos, por isso recordo certos pormenores de indumentária que se esbateriam tivéssemos os dois fruído uma relação mais prolongada.
O Orabolas ostentava aquela cor cinzenta baça e um característico sorriso de peixe de águas frias. O estilo, apesar de banal para a época em que foi concebido, faz hoje as minhas delícias e a de muitos apreciadores.

3 comentários:

lebredoarrozal disse...

gosto do orabolas:)

maria joão disse...

quando era miúda entretinha-me a ver expressões e caras de pessoas conhecidas nos carros.
Sabem tão bem essas memórias cheias de detalhe..
e porque é que se chamava orabolas?

Ricardo António Alves disse...

Também eu, Lebre.

Obrigado Jone. Não faço ideia porque tinha essa alcunha; não é óbvio como o «pão-de-forma» (Volkswagen furgão),o «chapéu de coco» (Fiat 500) ou o «boca de sapo» (Citroën DS)... :|