quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Dona Janis Joplin


Segundo o sítio de genealogia Genea Portugal, Janis Joplin terá sido descendente de D. Afonso Henriques... Perante isto, não sei o que dizer; mas cabendo-me um quinhão de parentesco com o fundador da nacionalidade, como queria o historiador e genealogista D. Luís Gonzaga de Lancastre e Távora, marquês de Abrantes -- segundo o qual, praticamente todos os portugueses são descendentes do Conquistador --, só me resta impar de contentamento, pelos laços que nos ligam a uma das melhores e mais lindas coisas que os Estados Unidos deram ao mundo!...

7 comentários:

maria joão disse...

e eu a pensar que era do Viriato?!
Grande cantora! :))

Ricardo António Alves disse...

Demais, demais!...:)

Paulo Cunha Porto disse...

Não te esqueças que Napoleão também "descendia" de Carlos Magno. E ao senador John Kerry, neto, por ambos os lados, de judeus conversos, descobriram-lhe como antepassado... nada menos que Maomé!
Ab.

Joana disse...

Nao sei ate que ponto e um preconceito meu, mas tenho um bocadito a impressao que a ganealogia em Portugal e um passatempo algo snob, uma procura de pergaminhos e pedigre (se estou enganada, por favor corrijam-me). Gracas a um programa muito popular, a genealogia e agora um hobby bastante divulgado no Reino Unido, mas parece-me que de uma forma mais saudavel, as pessoas querem mesmo saber quem foram os seus antepassados-independentemente de ser o baronete de X ou um moleiro de Northumbria

Ricardo António Alves disse...

Paulo: há aquele caso da família Colaço, originária de Marrocos, de Tânger, creio, que deu o Jorge Colaço e o seu filho Tomás Ribeiro Colaço; e outro ramo o Alexandre Rey Colaço e a sua filha (salvo erro) Amélia Rey Colaço. Há uma história extraordinária a esse respeito, cujos contornos não tenho precisos neste momento, mas rezava a lenda serem eles descendentes de D. Sebastião!... Quanto a árvore da Janis Joplin, é curiosíssimo segui-la no Genea: vamos mesmo lá parar... E eles parecem-me ser algo cuidadosos, mas de genealogia não percebo nada!... Abraço.

Joana:haverá de tudo, como é óbvio. É pena não termos ainda essa noção de «heritage», que os britânicos tão bem cultivam. O desconhecimento das nossas origens pessoais é pavoroso, e ainda mais aflitivo é o desinteresse com que muitos encaram esse conhecimento. Deparei-me várias vezes com a intenção manifestada pelas pessoas de destruírem as suas fotografias de família e outra documentação, antes de morrerem. Provavelmente porque a realidade que conhecem é a do abandono e do desleixo. Basta olhar para o nosso património histórico... Não fosse o José Hermano Saraiva mais a RTP e isto que se chama património, memória, herança cultural seria uma coisa abstrusa para grande parte dos portugueses. Não era nada má ideia termos por cá um programa desses. Um abraço.

Joana disse...

http://www.bbc.co.uk/history/familyhistory/
veja este link para o tal programa de que lhe falei: who do you think you are?
um amigo meu descobriu ha pouco tempo que descende de um arqueiro ingles que lutou na batalha de azincourt por linha paterna e de um combatente frances da mesma batalha por linha materna.Outro colega consegiu localizar antepassados ate a conquista normanda de Inglaterra

Ricardo António Alves disse...

Obrigado Joana, vou ver.