quarta-feira, novembro 23, 2005

JornaL

1) Li apressadamente na livraria duas páginas do último de António Lobo Antunes, D'este viver neste papel aqui descripto -- as cartas enviadas a sua mulher. Soberbas. Não tenho dúvida de que se trata de um grande acontecimento cultural no sentido mais lato: a correspondência dum jovem alferes médico saudoso e apaixonado, atolado numa guerra tão estúpida que foi criminosa -- desde logo pela sua desnecessária estupidez. Um livro para a História. Tenho a certeza disso.
2) As cartas hoje publicadas pelo JL, de Fernando Assis Pacheco, Manuel Beça Múrias e Afonso Praça, mostram isso mesmo. Como há tanto material humano de primeira qualidade ainda a conhecer...
3) Miguel Real lança dois livros duma assentada: o ensaio O Marquês de Pombal e a Cultura Portuguesa e um romance, a suceder ao excelente Memórias de Branca Dias: A Voz da Terra. Diz ele em micro-entrevista: «O romance histórico não deve reproduzir ficcionalmente a História, mas iluminá-la, abrindo-a a outras interpretações.»
4) A ler: Andrade Corvo, Perigos (Fronteira do Caos); Frederico Lourenço, A Odisseia de Homero adaptada para jovens; Graciliano Ramos, S. Bernardo (Cotovia); Miguel Real, A Voz da Terra e O Marquês de Pombal e a Cultura Portuguesa (Quidnovi); Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Malva 62 (Quasi); Pedro Rodrigues, António Victorino d'Almeida Conta 50 Anos de Música (Quimera); Urbano Tavares Rodrigues, O Mito de D. Juan e Outros Ensaios de Escreviver (Imprensa Nacional); Paul Teyssier, A Língua de Gil Vicente (Imprensa Nacional); Miguel de Unamuno, A Vida de D. Quixote e Sancho (Assírio & Alvim).
5) A ouvir: Bach, Cantatas Profanas pelo Collegium Vocale de Gent, dirigido por Philippe Herreweghe (Harmonia Mundi); Mafalda Arnauth, Diário (Universal); António Chainho e Marta Dias, Ao Vivo no CCB (Movieplay); Clã, Gordo Segredo ((EMI-VC).

4 comentários:

João Villalobos disse...

Ò pá, não há verba para isso tudo. Mas depois dos brinquedos das criancinhas, se a massa sobrarm vou debruçar-me sobre pelo menos duas das tuas escolhas. Obrigado pelas dicas!

Ricardo António Alves disse...

Eh pá, nem eu, principalmente, depois de ter gasto 60 contos (na moeda antiga) na farmácia para abater os meus quase 100 quilos (exigências do médico), acabo de receber uma conta de telefone de 31 mocas!! Como é que eu posso querer saber da língua do Gil Vicente para alguma coisa?!

João Villalobos disse...

Quanto a dieta, não divulgues estas coisas assim no ciberespaço, porque começas a ser assediado por vendedores da herbalife :)
Agora 31 contos de telefone!!! Seja móvel ou fixo, é obra!

Ricardo António Alves disse...

Eu até me sentia bem com o excesso de peso. Agora, com a carteira mais leve é que fiquei zonzo, eu que nem telemóvel uso.