terça-feira, janeiro 15, 2019

432-202: Brexit ao fundo!

Grande dia em que se abre a possibilidade de dar ao povo britânico os meios de reverter uma situação a que o conduziram políticos sem escrúpulos e gente manhosíssima. Se isso suceder, será um bom dia para a Europa e para Portugal, pois com ou sem a Inglaterra, a União Europeia é uma coisa completamente diferente. 

6 comentários:

Manuel Nunes disse...

Vejo que as diatribes blogueiras dão grande destaque ao score... Quanto à batalha naval, há ainda alguns submarinos em actividade. Eles vão vir à superfície na moção de censura do Jeremy Corbyn.

R. disse...

Sem desfazer nas "12 sinfonias" ou nas "vozes da biblioteca", que isto é sítio bem frequentado, ah ah...
Não acredito que o governo venha abaixo, pois os irlandeses do Norte já disseram que a apoiariam, mas nunca se sabe. O que é inimaginável, depois da votação de ontem é não haver segundo referendo. Tenho apreciado bastante a dramatização dos líderes europeus, em especial Merkel e Junker, que, inteligentemente, evitam falar nessa possibilidade, pois a situação é delicada, e há que evitar provocar susceptibilidades; só o Macron é que se estendeu. E há o Tusk, de quem gosto muito, com um modo afectuoso, que não esconde o desejo do "remain".

sincera-mente disse...

Eu sou um pouco desajeitado na análise destas coisas, às quais dou menos atenção do que devia (infelizmente?). Mas tenho a impressão de que o que os ingleses amariam mesmo era que a UE se lhes ajoelhasse aos pés e implorasse, em lágrimas: Fiquem!!! Please!!! Depois, eles iam pensar, pensar, e, passadas semanas, talvez respondessem com um riso de desprezo: Bye, bye!

Unknown disse...

Eu concordo com você, mas acho que é um fenómeno muito complexo. Eu também vi que a tv vai fazer o filme sobre o Brexit! Acho que será um dos melhores filmes de drama , tem uma boa história, atuações maravilhosas e um bom roteiro. Definitivamente o diretor Toby Haynes fez um bom trabalho. Os trabalhos como Brexit o filme são cheios do seu estilo, e logo se pode identificar quem esta responsável do papel principal. Acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas. Ja quero ver!

R. disse...

Aquilo está muito dividido, Fernando, mas muitos que votaram pelo Brexit perceberam que foram manipulados. Claro que eles são chatos. Um velho amigo, que é diplomata, passava sempre as passas do Algarve nas reuniões, e há pouco dizia-me: «não me digas que querem voltar, assim sem mais nem menos?!» Na verdade, não chegaram a sair, e espero que se mantenham. Aliás, como escrevi acima, não acredito que haja Brexit sem um novo referendo.

R. disse...

Obrigado pelo link, Andrea. Esses docs são sempre de grande utilidade para percebermos com o que estamos a lidar...