domingo, dezembro 03, 2006

Correspondências #70 - Luciano Pereira da Silva a Joaquim de Carvalho

Meu m.to presado Amigo:

Remeto-lhe junto as informações que Malheiro Dias me manda a respeito das 2 cópias do Archivo de Indias. Constam da carta inclusa que peço para me devolver. A respeito das edições da Imprensa da Universidade que ele quer, disse-lhe que se entendesse consigo directamente. Ele mora no Porto, na R. João de Deus, 201. Vai amanhã, ou depois, para Tanger, com o Antero de Figueiredo, que quer ir ver o campo de batalha de Alcacerquibir. Voltam no princípio de outubro.
A respeito da astronomia dos Lusiadas, parece-me que se deverá começar a impressão logo que eu tenha redigidas as emendas e acrescentos dos primeiros 5 capítulos. O livro tem X capítulos, e ficará com XI; o novo capítulo é fundado num artigo que escrevi na Águia, A estrela Venus nos Lusiadas, fácil de aprontar. Os primeiros capítulos são os de maior alteração. Assim creio que poderia começar-se a impressão em novembro, impressão ou composição. Eu, se não termino isso mais depressa, é por causa das constantes visitas que aqui tenhos. Mas, depois, se for preciso, até peço licença.
Tive aqui agora, como hópede o prof. Max Leopold Wagner, prof. da Universidade de Berlim. Seguiu ontem para Viana (veio de Vigo por aqui), onde o esperava o Dr. J. Providência.
Na próxima semana devo ter aqui também o prof. Schädel, da Universidade de Hamburgo, que vem também de Vigo, e segue para Viana, para o Dr. Providência. São ambos de Filologia românica. O Wagner, em que me parece q. já me falou, é um bávaro, de cabelo negro, mas que não pode passar por meridional, cá da terra, pois é um braquicéfalo, com um crâneo largo e curto, bem acentuado da sua raça. M.to simpático e inteligente e trabalhador.
E não continuo. Desejo-lhe saúde e a todos os Seus.
Manda o
Seu amigo certo e dedicado e obrig.do
Luciano Pereira da Silva
Caminha, 21.IX.23
P.S. -- Eu tenciono ir a Coimbra nos princípios de outubro.
Poderemos então falar lá?
Correspondência de Luciano Pereira da Silva para Joaquim de Carvalho
(edição de José Barbosa)

Sem comentários: