domingo, outubro 22, 2006

Correspondências #64 - Alfredo Pimenta a Joaquim de Carvalho

[12-11-26]
5.ª feira
Ex.mo Snr: -- V.ª ex.ia ha de fazer-me a justiça de acreditar q. eu não publicaria cartas da senhora D. Carolina Michaëlis q. não pudessem ser publicadas. De todas ellas só uma aparece com um corte -- o corte de uma phrase, -- não pela auctora da carta, mas por mim -- e porq. se refere a um incidente m.to intimo da minha vida particular com q. o publico nada tem. De resto, todas as cartas daquella illustre Senhora são publicaveis. E se alguma o não fosse, eu seria o primeiro a furtal-a á publicação. No entanto, para respeitar os excessivos escrupulos de V.ª ex.ia, como ellas antes de compostas na typographia vão ás suas mãos, V.ª ex.ia emittirá o seo parecer, pois q. previamente as lerá. Com m.to prazer escreverei ao Dr. Joaquim de Vasconcellos, a preveni-lo da edição deste trabalho, por uma questão de delicadeza e deferencia m.to merecidas -- e por mais nada. Pois q. tanto o trabalho erudito como as cartas são meos -- e só eu sou juiz da sua publicação ou da sua divulgação. Um dia destes enviarei a V.ª ex.ia os originais. Na copia, ha algumas faltas, ou porq. o copista leo mal, ou porq. não soube reproduzir. As provas, revejo-as eu -- e assim corrigirei os defeitos do copista.
De. V.ª ex.ia m.to ad.or grato
A.P.
Cartas de Alfredo Pimenta a Joaquim de Carvalho
(edição de Maria do Rosário Azenha e Olga de Freitas da Cunha Ferreira)

Sem comentários: