sábado, junho 03, 2006

Correspondências #47 - Camilo Castelo Branco a João de Deus

[1887]

Meu prezado João de Deus

Nas onze dúzias de livros que fabriquei, não há uma elegia. As minhas elegias são tristezas incomunicáveis.
Lida a sua estimada carta, escrevi isso que remeto. Consulte T. Braga. Fomos inveterados inimigos em letras. Que não vá a minha intervenção na sua dor causar-lhe desgosto. Aqui estou quási cego, paralytico; ao lado de um filho querido e mentecapto que já tentou matar-me. Haverá grandes desgraçados, que comparados comigo, se considerem quási felizes.
Abraça-o o seu velho amigo
C. CASTELLO BRANCO
In Moreira das Neves, Camilo Tal Qual

3 comentários:

Ricardo António Alves disse...

Trata-se do poema «A maior dor humana», escrito em memória dos dois filhos de Teófilo Braga, ambos falecidos no curto espaço de três meses.

João Villalobos disse...

Ufff. Vidas pesadas, de facto.

Ricardo António Alves disse...

Podes crer!...
Abraço.