domingo, junho 11, 2023

a caricatura de António Costa nas manifestações: não é racismo, é bandalheira vinda da pocilga

 

Eu até estou de acordo com as reivindicações dos professores, e com a crítica tanto a Costa como ao inenarrável ministro da Educação -- um fulano que quando foi secretário de Estado se notabilizou por perseguir os dois alunos de Famalicão, e cuja atitude lhe deveria ter merecido a demissão imediata. 

Diz-se que a caricatura miserável da manifestação junto às comemorações do 10 de Junho é racista, a começar pelo próprio Costa, que disso se queixou. Não me parece. Os atributos étnicos são susceptíveis de ser caricaturados, mal de nós se assim não fosse. O que já me parece achincalhante e repelente é o nariz de porco. Se o ministro da Educação tivesse orelhas de burro (apesar dos bravos animais), estaria justificado, seria claro. O nariz de porco no primeiro-ministro é um insulto soez e badalhoco, que atinge quem a ele recorre.

A caricatura em causa, que parece uma dejecção do Chega, confrange qualquer democrata, em especial qualquer cidadão de esquerda. Em nome de quê se caricatura um homem com nariz de porco? 

P.S. - Parece que o STOP se demarcou, não sei...

O STOP demarcou-se; o autor pertence aum sindicato da Fenprof, a primeira organização a demarcar-se. É justo que o assinale. (17-VI-2023)

5 comentários:

Lúcio Ferro disse...

Ricardo,
Fui professor durante 20 anos e a minha companheira ainda o é, quase 40 anos a sermos achincalhados. Estamos pobres e pouco mais temos para dar. Porque ser professor é dar, dar amor. Racista, o cartaz não é. Já leu O Triunfo dos Porcos, de Orwell? Isto está tudo interligado, para o Costa e outros darem armas e dinheiro ao corrupto ucraniano, a minha companheira e tantos mais professores estão com a corda na garganta. Não há dinheiro para dignificar a carreira docente, mas há dinheiro para a guerra. Puta que os pariu.

manuel a. domingos disse...

O STOP não se demarcou. Foi a FENPROF que o fez.

manuel a. domingos disse...

Republico, aqui, uma publicação feita lá no meu canto:

Todos aqueles que têm estado presentes nos mais diversos protestos e manifestações ocorridos durante o presente ano lectivo, bem como aqueles que têm estado atentos, conhecem muito bem alguns dos cartazes que ontem surgiram, também, nas comemorações do 10 de Junho, tanto aqueles que dizem "Respeito", como os mais populistas e insultuosos. Todos sabem muito bem de onde vêm uns e de onde vêm os outros. Não querer ver isso e confundir, propositadamente, a Estrada da Beira com a beira da estrada é agir de má-fé e ser, no mínimo, muito pouco honesto. Na minha opinião temos de separar as águas. A FENPROF, por exemplo, já veio demarcar-se do espectáculo degradante de ontem, espectáculo esse levado a cabo por uma dezena de indivíduos.

R. disse...

Caro Lúcio, eu escrevo que não o acho racista, mas parece-me um tipo de abordagem nazi a um ser humano apresentá-lo com um nariz de porco. Se a ideia era glosar o Orwell (nem estou a ver porquê), ninguém percebeu,

Caro Manuel Domingos, eu vi e a Fenprof fez bem.

manuel a. domingos disse...

Caro Ricardo,

agora andam muitos a dizer que é uma referência a "O Triunfo dos Porcos". Li o livro já mais do que uma vez e não consigo ali vislumbrar qualquer referência (na imagem, entenda-se). A única, e é muito pouco, será o focinho de porco. E se entendem que isso é suficiente para glosar com Orwell: fraca glosa.