sábado, abril 17, 2010

(incon)sequências, (ex)citações

Jorge Amado -- Ao lado da Igreja do Rosário dos Pretos, num primeiro andar com cinco janelas abertas sobre o Largo do Pelourinho, mestre Budião instalara sua Escola de Capoeira Angola: os alunos vinham pelo fim da tarde e à noitinha, cansados do trabalho do dia mas dispostos ao brinquedo. -- Tenda dos Milagres (1970)
Raul Brandão -- A torre da Sé deformou-se: o granito aliado à névoa, a névoa de mistura com a noite, abriram arcarias, alongaram as portas e fizeram dos restos da muralha antiga um tropel caótico. É um amálgama de realidade e pesadelo, trapos de nuvens e palácios desmedidos. -- A Farsa (1903)
Camilo Castelo Branco -- Dezoito anos! O arrebol dourado e escarlate da manhã da vida! As louçanias do coração que ainda não sonha em frutos, e todo se embalsama no perfume das flores! Dezoito anos! O amor daquela idade! A passagem do seio de família, dos braços de mãe, dos beijos das irmãs para as carícias mais doces da virgem, que se lhe abra ao lado como flor da mesma sazão e dos mesmo aromas , e à mesma hora da vida! -- Amor de Perdição (1862)



2 comentários:

Mónica disse...

há dias visitei a cadeia da relação e mto aprendi sobre a estadia do CCB por lá :DD já havia celas-vip :DD

Ricardo António Alves disse...

Não a conheço, e tenho pena.
O Camilo já então era um vip. O rei, D. Pedro V, quando visitou a prisão e deu de caras com o preso, exclamou: «Você, aqui?!»