sexta-feira, abril 30, 2010

A Europa dirigida pela Standard & Poor's

A coluna de Paul Krugman no i de hoje é completamente elucidativa quanto à natureza das chamadas "agências de rating" -- Standard & Poor's, Moody & outras associações de malfeitores.
Não é de admirar que os filisteus do costume se papagueiem mutuamente, defendendo que não interessa nada se as avaliações são justas ou injustas, quando muitos deles sabem bem do que se trata, sem precisarem, como eu preciso, de ler o Nobel da Economia para tentar perceber alguma coisa deste caos. O espaço público está cheio de ruído, a propósito de tudo e de nada.
O que verdadeiramente me espanta é a ausência de liderança europeia, a pequenês política dos dirigentes europeus -- todos à espera que a tia rica nos ampare, sem que se destaque uma voz forte, audível para lá das fronteiras da União, dando um murro na mesa para afirmar que os países que a constituem não podem estar nas mãos de chicos-espertos.
Não temo pela Grécia, nem por Portugal, porque a tia rica vai ser obrigada a abrir os cordões à bolsa para safar os sobrinhos estróinas; temo, sim, pela saúde da União Europeia. E das duas, uma: ou percebemos que não podemos continuar nestas meias-tintas para-federalistas e vamos mais longe, numa integração de tipo confederal, em que não haja lugar para habilidades gregas, ou o projecto europeu tornar-se-á uma miragem, sucumbindo aos egoísmos próprios dos estados e à pouca grandeza de quem os lidera. Há, fora da Europa -- e também dentro -- quem esteja interessado nisso.

6 comentários:

Lina Arroja (GJ) disse...

Concordo, RAA. O perigo está e há muito no projecto europeu. E é o euro que está em causa, como sempre esteve.O projecto europeu é da Alemanha em primeiro lugar e da França em segundo. O resto veio por acréscimo como agora, em momento de descalabro, se continua a verificar. Nunca estivemos verdadeiramente unidos, apesar de termos fronteiras abertas e moeda
comum. O nosso comboio tem tido estações e apeadeiros muito lentos e a tia não espera, perdeu a paciência. E o futuro está comprometido.

Ricardo António Alves disse...

Aguardemos, GJ. Eu prefiro ser optimista.
Um abraço :|

Mónica disse...

a tia n tem cabedal para tanto sobrinho arrogante e "estroina" e dps queria lideraria tal coisa?? hmmm??? que medo do ditadorsinho q poderia nascer..

como dizia alguém q já morreu "quanto mais pior, melhor" a anarquia é melhor q a ordem :DDD e a portar bem q já somos os mais privilegiados do mundo

Mónica disse...

quem lideraria era o q queria escrever, bolas tou mm trapalhona

Ricardo António Alves disse...

Isso é que foi comentar!
Quando é que muda a foto?

Mónica disse...

q foto?