Volto a seleccionar músicas d'O Vale do Riff, como (algumas d)as melhores do ano que finda. Trinta, em duzentas e tal. Só que este ano pedi aos meus filhos teenagers (Joana, António e Teresinha) para votarem a minha escolha, e pontuarem cada uma de 1 a 10 (cá em casa divertimo-nos...). Elas aqui ficam, no lugar em que eles as puseram.
28. Talking Heads, «Cities». Ao vivo em Roma, em 1980. Trepidante e funky. David Byrne, alucinante. Lancinante a guitarra de Adrian Belew -- que não pertencia à banda, e que ouviríamos em breve, voz e guitarra, nos King Crimson. Tina Weymouth, maravilhosa. O realizador, italiano..., deixa-lhe a sua marca. (Postado em 3 de Abril)
29. Cannonball Adderley, «The Jive Samba». Olha!, a little bit funky again... E que beat tinha o Julian "Cannonball"! Mas são os arranques de flauta do Yusef Lateef que verdadeiramente me transportam. E pode um austríaco (Joe Zawinul) não ser frio? Pode. (Postado em 21 de Outubro)
30. Charlie Haden (com Kurt Weill!), «Speak Low». Lindo. Com George Gershwin, Weill foi, dos compositores vindos de outra esfera, quem maior eco obteve na música popular -- de Louis Armstrong a Nick Cave. Os solos de Haden servem na perfeição este grande tema. (Postado em 7 de Julho)
Sem comentários:
Enviar um comentário