sábado, dezembro 01, 2007

É um progressista da treta? #7

Do questionário do Sunday Times, retirado daqui.

Existem ocasiões em que presos políticos podem ser justificados?
«Não», diz o Sunday Times, talvez porque ache que os terroristas islâmicos detidos no Reino Unido são presos de delito comum...
Por muito que nos repugne, há alturas em que a coacção do estado e a prisão de certos indivíduos se torna uma necessidade, quando esses indivíduos se não limitam a expressar livremente os seus pontos de vista e recorram à violência. Os terroristas, pois claro, e também os grupos racistas e xenófobos que aterrorizam os nossos concidadãos, porque têm cor de pele diferente ou são imigrantes. É óbvio que o estado de direito democrático não pode contemporizar com esse tipo de violência, nem pode deixar-se imolar às mãos dos seus inimigos, mesmo quando estes disputem o poder nas urnas e triunfem. Foi por essa razão que fiquei muito satisfeito quando, há alguns anos, as forças armadas argelinas impediram a FIS de aceder ao poder.
A propósito: em Portugal temos pelo menos um preso político, independentemente doutros delitos que possa ter praticado e de que está acusado. Trata-se duma criatura que é cabecilha uma organização racista, detida preventivamente. E, para já, bem detida.

2 comentários:

estrelicia esse disse...

Não basta deixá-los presos. É preciso pô-los a trabalhar. Quem não trabuca não manduca. Que é como quem diz quem não trabalha não come.

Ricardo António Alves disse...

O curioso é que alguns até trabalham...