domingo, dezembro 30, 2007

Cordilheiras do Riff - O melhor d'O Vale do Riff (como se fosse possível) 2007 - 5/6

Oscar Peterson, Sweet Georgia Brown. Repare-se no verdadeiro comprazimento de Peterson a solar, como que aceitando, incrédula mas pacificamente, um dom inato (embora muito trabalhado, é certo). Ray Brown e Niels Pedersen (NHOP), dois dos maiores contrabaixistas do jazz, assistem e fruem esse virtuosismo para lá de humano. A gravação é de 1977. Peterson morreu no domingo passado. (postado em 1 de Outubro)





Paul McCartney & Eric Clapton, Something. Um dos grandes temas de George Harrison num concerto em sua memória, em 29 de Novembro de 2002. Do lote de músicos quero destacar, naturalmente, Ringo Starr e Billy Preston. Clapton, que organizou a homenagem ao amigo, canta aqui a música que se diz ter sido inspirada por Pattie Boyd, mulher e musa de ambos.(postado em 31 de Janeiro)





Pink Floyd, Run Like Hell. Gravado em 1980 no Earls Court, Londres. Música do grandioso The Wall, do ano anterior. Roger Waters, particularmente refinado, trata a audiência a chicote, e ela gosta. Com um novo abraço ao Ruela, pelo comentário. (postado em 20 de Julho)







Procol Harum, A Whiter Shade Of Pale. Tem 40 anos esta música, e ouve-se como se fosse editada ontem. No filme, aprecio em especial a forma como Gary Brooker ainda a curte, é visível, depois de tocá-la pela enésima vez. Eu tive a sorte de o ouvir na Praça Sony, em 1998, com Peter Frampton à guitarra, baixo de Jack Bruce e o Ringo Starr na bateria. A coda barroca de Matthew Fisher é mais que justa. Eterna, disse o Ruela ao comentar (pelo que daqui lhe envio mais um abraço), e é verdade: ouve-se como se fosse editada ontem esta música com 40 anos. (postada em 24 de Julho)






2 comentários:

Ruela disse...

Continuo com o mesmo pensamento :)The Wall foi para mim um dos álbuns mais marcantes embora o Dark Side of the Moon seja considerado o melhor.
Estes dois e o Final Cut são os 3 melhores álbuns dos Pink Floyd, sem esquecer o Animals, também muito bom...em geral gosto dos barulhos sonoros que fazem :))

Ricardo António Alves disse...

Ficou registado!
um abraço.