domingo, maio 28, 2006

Figuras de estilo #30 - Lygia Fagundes Telles

Não me arrependo de ter vindo, acho que vou me divertir. Aliás, sempre preferi vigiar mulher, tem outro encanto. Veado também. Homem não dá emoção. Somos directos, agimos com a naturalidade de quem vai escovar os dentes. A traição fica menos traição sem aqueles enrolamentos, os gestos são mais abertos, mais simples. Não carregamos os miasmas da mulher que sai de casa para o encontro, ah, essa coisinha fascinante e imunda se rebolando e olhando com o rabo do olho para um lado, para outro... Homem não olha com o rabo do olho, só mulher.
«Olho de vidro», Antes do Baile Verde

2 comentários:

Joana disse...

Li o "Antes do Baile Verde" em casa da minha avo. Foi engracado que ao ler este excerto lembrei-me imediatamente de ser verao e de estar a ler esse livro na penumbra, num escritorio fresco com as portadas das janelas semi fechadas...
obrigada por trazer de volta essa recordacao :-)

Ricardo António Alves disse...

Obrigado por este comentário, Joana. Eu também associo sempre os livros que leio aos lugares onde...