segunda-feira, agosto 07, 2023

cenas das JMJ, vistas de longe

Do hipócrita  Bordalo II, à chicoespertice de Isaltino, do beija-mao de Marcelo, impróprio para um chefe de estado, à saudaçao do PCP e da sua organizaçao juvenil, própria de um partido sério e maduro, ao contrário duns revolucionários de genitália ou jacobinos do centro de dia que pensam estar ainda na Rotunda. Quanto ao resto, em especial para a igreja portuguesa e o seu cortejo de hipócritas, estou-me nas tintas, nao é problema meu, que sou ateu. E os casos de polícia sao para ser tratados como os outros.

Um ser humano excepcional é sempre 1) ser humano; 2) execpcional. Aliás, o nome escolhido por Jorge Bergoglio, um jesuíta, foi o de Francisco, invocaçao do homem de Assis, que uma certa escrófula esquerdista deveria saber quem foi e o que representa - a começar para a própria Esquerda.

Uma das suas últimas frases na visita a Portugal: O único momento em que é lícito olhar uma pessoa de cima para baixo é para a ajudar a levantar-se.

Eu nao precisaria de ouvir mais.


4 comentários:

Manuel Lima Bastos disse...

"Um homem só pode olhar outro homem de cima para baixo se estiver a ajudá-lo a levantar-se", frase dita pelo Papa Francisco a qual, sendo justa, não é sua: foi escrita há muitos anos por Gabriel Garcia Marquez numa das sua obras.

R. disse...

Muito obrigado pela informaçao. Poderá dizer-me em que livro?

Manuel Lima Bastos disse...

Bem tenho puxado pela memória mas, tendo a certeza de a ter lido numa obra de GGM, varreu-se-me de todo em qual delas. Por ter sido a última que reli há pouco tempo, talvez tenha sido na auto-biografia "Viver para contá-la".

R. disse...

Muito obrigado, na mesma.