segunda-feira, abril 08, 2013

Margaret Thatcher e eu

1979, não é? Não sei porquê, a primeira vez que me recordo do seu nome, provavelmente na sequência da sua vitória eleitoral, estava com o meu pai perto da Cidabela, pastelaria próxima da estação de combóios de Cascais. A última: num hotel, em Londres, recém-casado, a propósito da enorme oposição à "poll tax", que grassava por todo o país.
No intervalo: a sua luta contra os poderosos sindicatos britânicos, filhadaputamente torpedeados pelo regime "socialista" polaco; o impressionante atentado do IRA numa convenção dos tories; a greve da fome de Bobby Sands e de outros presos políticos irlandeses, e a sua ignominiosa intransigência; a Guerra das Malvinas-Falkland (nunca ouvira falar das Malvinas... aliás, quando ouvi a notícia na televisão percebi que a Argentina invadira as Maldivas... "As Maldivas? -- embasbaquei -- mas como raio vai a Argentina invadir umas ilhas no subcontinente indiano?!..."). É claro que, nesta questão, Thatcher esteve, obviamente, do lado certo ("o povo é quem mais ordena", não é verdade?). Depois há o thatcherismo, o pobre Dennis, alvo do anedotário doméstico, um filho parece que pouco recomendável, e é o que tenho a dizer sobre. Não me deu para ir ver o filme, não sou grande adepto de biopics de gente viva.

6 comentários:

Paulo Cunha Porto disse...

ignominosa??????!!!!
Quanto aos filhos, têm responsabilidade e livre arbítrio independentes dos Pais, não?
Olha, para equilibrar, vai lá ver o que botei sobre o Tema, sendo que filmes, título, estátuas, etc. e tal são irrelevâncias que podem apenas contar como sinais exteriores de Grandeza:

http://jovensdorestelo.blogspot.pt/2013/04/que-se-vao-da-morte-libertando.html

Dois braços

Ricardo António Alves disse...

Ignominiosa, claro, ó IC. E até me esqueci o do respaldo dado ao cabrão do Pinochet.
Sim, sim, quanto ao filho. É só conversa de anedotário.
Já vou ler as loas.

Tripé.

Paulo Cunha Porto disse...

São Pinochet, SFF. O mesmo que tanto ajudou os compatriotas de John Bull nas tais Falklands. Como gosto de gente grata...

Ab.

Ricardo António Alves disse...

Sim, São Pinochet, o protector dos paralíticos
e patrocinador das célebres cadeirinhas:
«Com cadeiras-de-rodas Pinochet / em poucos meses você está de pé!»

Outro

Paulo Cunha Porto disse...

Lá que levantou o Chile até aí allendado, onde as donas de casa iam pôr milho à porta dos quartéis, como sinal de que consideravam os militares galinhas medrosas pela renitência em intervir...

Abração

Ricardo António Alves disse...

Pois foi, a sua coragem ficou logo bem patente no 11/9/73...

Outro