domingo, novembro 05, 2006

Correspondências #66 - Ferreira de Castro a Mário Sacramento

De:
F. de Castro
Rua Misericódia, 68
Lisboa
Il.mo Sr.
Dr. Mário Sacramento
Rua Tenente Resende, 8
Aveiro
Lisboa, 21 Set. 57
Meu prezado amigo:
Gostei muito de saber, pela sua carta, que se vai realizar um congresso republicano em Aveiro. E gostei porque estou certo de que nele se exprimirão as nossas aspirações de justiça e liberdade entre os homens -- duas conquistas sem as quais a vida é bem triste.
O meu actual trabalho -- um trabalho muito longo realizado com uma saúde bastante precária -- não me permite escrever a Tese que me pede. Envio-lhe, porém, uma entrevista que dei ao "Diário de Lisboa" sobre a censura, quando em 1945 houve uma ligeira concessão de liberdade entre nós.; e ainda uma mensagem que enviei a uma reunião efectuada na Voz do Operário, onde examino também a situação do nosso pensamento algemado. Se lhe interessar ler ou que alguém leia alguns trechos desses dois documentos pode fazê-lo, pois o que escrevi então continua válido e não tenho que lhe alterar uma só vírgula.
Com as minhas saudações aos congressistas e com a minha fé na liberdade, no progresso humano e na justiça dos dias vindouros, mando-lhe um grande abraço. Seu amigo e admirador
Ferreira de Castro
P.S. Pedia-lhe o favor de me devolver, depois, os dois documentos, pois não tenho outros exemplares.
In Centenário do Nascimento de Ferreira de Castro
(edição de Pedro Calheiros)

Sem comentários: