domingo, novembro 12, 2006

Correspondências #67 - Joaquim Bensaúde a Joaquim de Carvalho

76 Rua do Possolo
27 de Março. 924
Exmo Sr.
Para quem vive como eu uma vida intensa em epocas longinquas do passado, tem sido uma surpreza e um prazer ver a orientação nova e fecunda que nos ultimos tempos tem produzido entre nós um grande numero de benemeritos trabalhadores. É uma esperança n'este chaos politico tragico e lugubre em que vivêmos. Serão as andorinhas annunciadoras de tempos de primavera? Se assim é, bem poderei morrer em paz e contentamento.
Ponho aqui a VEx. as ideas e a impressão de surpreza que tive q.do recebi o bello livro de VEx. sobre Leão Hebreo.
Passaram-me tantos autores judaicos pelas mãos durante as minhas longas pesquizas da historia da mathematica e astronomia da Peninsula que agora só tenho verdadeiro prazer quando pesco algum mathematico ou astrologo christão desconhecido e ignorado.
As decantadas trevas peninsulares na edade media apregoadas por esse mundo fora por quem quis expoliar a cultura peninsular, foram uma lenda cujo alcance ainda se não pode medir. Estou hoje profundamente convencido de que as trevas na Peninsula começaram com os desmandos inquisitoriaes -- e que nas queimas de livros dos autos de fé, não foi só a sciencia judaica que desappareceu mas tanta ou quasi tanta sciencia christã.
Em mathematica e astronomia, em medicina, e em philosophia ha uma grande obra a fazer para por em evidencia o que foi a herança scientifica dos Arabes na Penísula e o que foi este grande centro irradiador que assimilava e divulgava pela Europa o que os invasores aqui deixaram.
Agradeço a VEx. o seu primoroso trabalho que como pode fazer idea vou ler com o mais vivo interesse.
De VEx.
mt. admirador e grato
Joaquim Bensaude
A Historiografia dos Descobrimentos -- Através da Correspondência Entre Alguns dos Seus Vultos
(edição de João Marinho dos Santos e José Manuel Azevedo e Silva)

Sem comentários: