terça-feira, abril 12, 2022

o curioso caso da CNN-Portugal (ucranianas LXVI)

 A CNN Portugal tem sido um caso curioso na cobertura desta guerra, no que respeita às reportagens, próprias e das casa-mãe e ao comentário. Só é pena boa parte dos pivôs, tão pobrezinhos de Cristo (a Páscoa aproxima-se).

Quanto às reportagens há as que vêm da casa-mãe, pura mistela propagandística, a puxar ao sentimento, com música de fundo... Depois há dos enviados portugueses, e quero destacar para já neste canal a sobriedade de Pedro Mourinho, que está desde o princípio, e o curioso caso do jornalista Bruno Amaral de Carvalho, a cobrir a a guerra pelo lado russo, o primeiro repórter português a entrar em Mariupol. Ao contrário do que poderiam pensar os que se deixam inalar pelos odores fétidos da propaganda, os horrores da guerra estão bem visíveis nas reportagens: as campas improvisadas em parques infantis e à beira dos prédios, entrevistas de ruas com os que não puderam sair, os mais velhos, os mais pobres... Significa que Nuno Santos, director de informação do canal, está a fazer um bom trabalho. 

Já tenho aqui falado dos comentadores militares e de alguns, poucos, civis, que vale a pena ouvir, tal como vale imenso a pena, aos sábados, depois das dez da noite, ver e ouvir Fernando Rosas e Jaime Nogueira Pinto discorrendo sobre a guerra. Quem quiser aprender qualquer coisa, além da maior parte dos militares, deve ouvi-los.

O pior são alguns pivôs, novos, ignorantes e às vezes cretinos. Acabei de ver um deles, cujo nome desconheço, a entrevistar o major-general Agostinho, um dos militares que um canalha da Sábado insinuou que andava a receber dinheiro dos russos. Costa, um dos analistas independentes e dos não muitos que sabem do que falam. Pois a infeliz criança, quando a resposta não vinha de acordo com a cartilha que emprenhou por olhos, ouvidos e sabe-se lá por onde mais, punha-se a rebater empertigado, senhoril e a falar por cima do entrevistado, infelizmente demasiado educado para pôr o menino na ordem.

Pese embora saguins deste tipo e os enlatados da casa-mãe, e havendo gente com qualidade nos outros canais, incluindo a cm-tv, na cobertura da guerra, ao lado de toda uma fauna de vigaristas e nulidades, a CNN-Portugal tem sido a que melhor cobertura tem feito e a mais plural. 

ucranianas

Sem comentários: