domingo, abril 18, 2021

1 disco, 1 música: «Blue 7» (Sonny Rollins)

 Blue 7. De Sonny Rollins (Nova Iorque, 7 de Setembro de 1930), faixa 5 de Saxophone Colossus (1956).

Sonny Rollins, sax tenor; Tommy Flanagan, piano; Doug Watkins, contrabaixo; Max Roach, bateria. 

Uma improvisação com tudo: o swing do contrabaixo a abrir, logo acompanhado pelos pratos da bateria -- do princípio ao fim. Os comentários aos solos de Rollins por Flannagan e Roach (tão grande que ele é) são para mim uma das volúpias de Blue 7.  John Fordham escreve que se trata de um dos grande momentos de sempre do jazz gravado. Ainda os solos do sax tenor, deixo para os especialistas aquí em baixo, não sem antes notar os ecos de Charlie Parker, cujo sax era outro, o alto. Ouvir aqui.

Referências: 

Blue 7

Ira Gilter (1956): «Doug Watkins and Max Roach set the solid, medium down groove for Blue 7, a minor blues of power with solos by all. Sonny has several statements of meaning separated by others' solo efforts. Max's fantastic polyrhythms and intelligent construction of ideas make his solo one of his best on record.» liner notes

John Fordham (1991): »[...] is the prolonged improvisation on the bleak, mid-tempo "Blue Seven", an assembly of brooding, stacatto variations that Rollins' control of shape and musical intelligence turns into one of the greatest episodes of recorded jazz.» The Essential Guide to Jazz on CD, Londres, Greenwich Editions, 1995

Raul Vaz Bernardo (1993) refere-se a Saxophone Colossus como «um dos grandes discos de jazz» e Blue Seven [...] cont[endo] alguns dos solos mais inspirados da história» desta música. «Facilidade e invenção», Expresso, Lisboa, 9 de Outubro.

Sonny Rollins 

André Francis (1982): «[Rollins] impôs seu toque maciço tirado de Coleman Hawkins, ao mesmo tempo que gozava da herança parkeriana tomando de Lester Young um pouco de sua fantasia em relação às barras de compasso.» Jazz, 2.ª ed., São Paulo Martins Fontes, 2000.

Carlos Martins (2005): «Era uma continuação de Parker no sax tenor.» «O saxofone como metáfora», Let's Jazz em Público # 27, Porto, Público. 

José Duarte (2005): «um histórico improvisador-compositor este Senhor Rollins / senso melódico e rítmico muito -- como poucos - desenvolvido».  Liner notes sobre «Decision» (1956/57).


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