sexta-feira, novembro 28, 2008

O meu EEF - dia 6

35 Rhums, de Claire Denis (França). Uma história de pai e filha que vivem juntos e cuidam um do outro. Por muito que se queiram, a vivência está condenada. É da ordem natural das coisas as crias deixarem o ninho. Realização muito segura.
Pitoresco: as delícias da dupla legendagem: a certa altura, num contexto trágico, o protagonista exclama «Putain!». Na dupla fieira de legendas em baixo: a italiana: «Madonna!»; a inglesa: «Fuck!»


Rachel, Rachel, de Paul Newman (1968). O único filme que vi do ciclo que lhe foi dedicado, enquanto realizador -- e do melhor que me foi dado ver em todo o festival. Rachel, professora primária, filha de um cangalheiro, entretanto falecido, é uma daquelas raparigas que vai ficando para amparo de mãe. O papel de filha vai-se diluindo com o de ama (para não dizer criada), com o seus deveres, horários e exigências. Ao mesmo tempo, a vida de Rachel vai-se escoando, sem outras recordações senão as reminiscências mortuárias da actividade paterna. Joanne Woodward, no papel de Rachel, está jubilosa, filmada com uma intensidade e penetração a que não será alheio a circunstância de a actriz e o realizador serem marido e mulher.




2 comentários:

Ana Paula Sena disse...

Já a par do dia 6, deixo ficar votos de um bom feriado :)

Ricardo António Alves disse...

Estive fora, Ana Paula. Obrigado :|