quarta-feira, janeiro 31, 2024

caracteres móveis

«Calaram-se os dois, num silêncio incómodo, mas o ruído de um alguidar de água, que alguém despejava no saguão, pareceu reanimar subitamente a voz de Macedo:» Ferreira de Castro, A Selva (1930)

«Depois, num Setembro muito quente, ao lidar da vindima, meu bom tio Afonso Fernandes morreu, tão quietamente, Deus seja louvado, como se cala um passarinho ao fim do seu bem cantado e bem voado dia.» Eça de Queirós, A Cidade e as Serras (póst., 1901)

«O revérbero entre as nuvens colhe-o de surpresa e extingue-se, mas chega para abrir uma fenda (irreparável) na memória.» Carlos de Oliveira, Finisterra -- Paisagem e Povoamento (1978)

1 comentário:

Manuel M Pinto disse...

«Foi para juízo. As testemunhas pronunciaram contra ele um depoimento esmagador. Quando o senhor delegado se ergueu na cadeira, um hálito de ar fresco penetrou no peito cerrado de Isidro. Dali a pouco, porém, fazia-te branco como a cera. Entre outros dizeres que não compreendia, o senhor do púlpito invocava-lhe a mancebia, os maus precedentes, a ruim fama de que gozava no povo.
(...)
Céptico e engulhado, o Cleto observou:
-- Pois quem quer dares e tomares com os cães da justiça?! Só os pobres do entendimento. São capazes de rilhar a madre a uma égua e ela a galope. O Isidro ficava sem a última aguilhada de terra.
-- Não tenho onde cair morto...
-- Melhor para ti que nunca mais morres! --respondeu-lhe o Cleto sarcástico, cozido com a pouca-vergonha.»
Aquilino Ribeiro, "Jardim das Tormentas" - conto: "À Hora de Vésperas" (1913)