terça-feira, junho 25, 2024

caracteres móveis V - OS REINEGROS

«Estava ali havia um bom pedaço vindo da esquina até defronte do prédio onde ela servia, enervado de esperar tantos minutos, pois já lhe assobiara o sinal combinado e ela ainda não aparecera, nem sequer à janela, aquietando-lhe a dúvida que começava a preocupá-lo.» Alves Redol, Os Reinegros (1944/72)

«O Dr. Manuel Torres, advogado em Lisboa e professor de Ciências Sociais, a gozo de férias em Malhadas da Serra -- aldeia que lhe fora berço, tão montesinha ou tão pouco que debalde a procuravam no mapa os parasitas de errática cordialidade -- de novo distinguiu defronte, na cal da parede, a sombra de Custódia.» Aquilino Ribeiro, Volfrãmio (1944)

«As derradeiras notícias tivemo-las às dez da manhã. Trouxe-as o "Lagarto". Como havíamos previsto, a greve fora vencida.» Ferreira de Castro, O Intervalo (1936/74) 

«-- Essa ceia está pronta? -- perguntou enfastiado o Serafim, cuja figura esgalgada e curva, tendo vencido o último degrau da escada, assomava oscilando à porta da cozinha.» Abel Botelho, Amanhã (1901) 

«Um dia, numa floresta, ao entardecer, quando por sobre as frondes ressoavam as buzinas dos porqueiros, e lentamente na copa alta dos carvalhos se calavam as gralhas, um lenhador, um servo, de surrão de estamenha, que rijamente trabalhara no souto desde o cantar da calhandra, prendeu a machada ao cinto de couro, e, com a sua égua carregada de lenha, recolheu pelos caminhos da aldeia, ao castelo do seu Senhor.» Eça de QueirósS. Cristóvão (C. 1891/1912)

2 comentários:

Manuel M Pinto disse...

Ferreira de Castro nasceu há 126 anos: 24-05-1898.

Manuel M Pinto disse...

"Ferreira de Castro
100 Anos Vida Literária"

https://www.bnportugal.gov.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1172%3Amostra-ferreira-de-castro-100-anos-vida-literaria-8-jun-29-jul-16-&catid=166%3A2016&Itemid=1193&lang=pt

Ricardo António Alves
Centro de Estudos Ferreira de Castro