quinta-feira, junho 20, 2024

caracteres móveis X - OS CUS DE JUDAS

A  «Do que eu gostava mais no Jardim Zoológico era do rinque de patinagem sob as árvores e do professor preto muito direito a deslizar para trás no cimento em elipses vagarosas sem mover um músculo sequer, rodeado de meninas de saias curtas e botas brancas, que, se falassem, possuíam vozes tão de gaze como as que nos aeroportos anunciam a partida dos aviões, sílabas de algodão que se dissolvem nos ouvidos à maneira de fins de rebuçado na concha da língua.» António Lobo Antunes, Os Cus de Judas (1979)

I. «Com os remos a chapejarem surdamente, cautelosos como os dos ladrões, nas proas um ruído fino, menor ainda que o dos botos cortando a tona da águas, as canoas meteram a terra.» Ferreira de Castro, O Instinto Supremo (1968)

«A luz amarela do candeeiro de petróleo espalhava-se sobre o pano de ramagens que cobria a mesa. A cara dos homens estava na meia sombra, por cima do quebra-luz. Eram quatro à volta da mesa. Estavam calados, com a atenção concentrada nas cartas de jogo que um deles, de costas voltadas para a porta que dava para a estrada, talhava com gestos vagarosos, aparentando serenidade. Mas era tão visível o esforço que fazia para se mostrar sereno que os companheiros trocaram rápidos olhares.» Castro Soromenho, Terra Morta (1949) 

I. Os Visigodos «A raça dos Visigodos, conquistadora das Espanhas, subjugara toda a Península havia mais de um século.» Alexandre Herculano, Eurico o Presbítero (1844)

1 comentário:

Manuel M Pinto disse...

«O essencial é firme nele como o bronze, e tal perdurabilidade é o que nos importa. Não se tente emascular a crítica em nome duma discrição farisaica, grotesta de todo, que tal magistratura só viril e livre pode tornar-se fecunda e suscitadora de beleza. Todas as dúvidas, todas as suspeitas, todas as conjecturas são salutares em matéria de espírito. Rígidos são os cadáveres. Por minha parte, opto a que digam mal de mim com algum fundamento, do que digam só bem 'grato Deo'.»
Aquilino Ribeiro, "Luís de Camões-Fabuloso*Verdadeiro. "Introdução". Ensaio (1950)