domingo, novembro 09, 2014

o meu LEFFEST 2014 (1)

Welcome To New York, de Abel Ferrara (EUA, 2014) -- "Selecção Oficial -- Fora de Competição".
O "Caso Dominique Strauss-Kahn", na versão que prevaleceu (há também a da conspiração). Além dos desempenhos de Depardieu e Bisset (extraordinária), saliento a inusitada "entrevista", prévia ao filme, de Depardieu ele-próprio, em que explica a razão pela qual aceitou este papel: a incompreensão pelo indivíduo ("Não sei como se consegue ter prazer em seis minutos..."), a antipatia pela personagem e tudo o que ela representa: "Sou um individualista, um anarquista. Não confio nos políticos -- odeio-os."
Achei interessante a opção inicial de Ferrara por planos de símbolos  dos Founding Fathers  e outras grandes referências éticas, morais e políticas americanas, quer na monumentalidade da estatuária urbana, quer nas notas de dólar, como que a mostrar a ambivalência: simultaneamente pátria da revolução e da liberdade, e do dinheiro, que tudo paga e corrompe. É na terra que dos direitos individuais e das liberdades que o poderoso Devereaux é detido (e humilhado) por suspeita de abuso sexual de uma criada de hotel imigrante; mas é também aquela em que a fortuna pessoal garante o recurso a bons advogados que o retiram da prisão.
Um filme sobre um caso de actualidade palpitante, em que o protagonista Devereaux / DSK aparece como personagem contraditória: um doente sexualmente compulsivo mas também um abusador sexual, quando não um violador. 

Sem comentários: