segunda-feira, abril 17, 2023

Lula a dizer as coisas como elas são, para grande consternação destes parvos (ucranias CLXXIX)

 O que Lula disse, tanto sobre as responsabilidades russas e ucranianas na guerra em curso, e ainda do papel dos Estados Unidos e da Nato ("a ladrar às portas da Rússia", como disse o Papa Francisco), e da União Europeia (que generosamente põe em pé de igualdade com os EUA, mas que na verdade se porta como vassala dos americanos, como diz Putin, e bem), cria a confusão dentro do Portugalório político. Só não é hilariante, porque é grave. Marcelo deve estar à rasca, como à rasca está o PS; o PSD, través dos inenarrável Rangel que dar provas de existência; Ventura incha de prosápia; o tipo da Iniciativa Liberal perdeu a oportunidade de mostrar que não é um pateta; o Bloco, até agora calado, e porventura constrangido (isto de estar no mesmo lado da barricada do Chega, não deve ser fácil). Só se safa o PCP, o único que neste particular não faz o papel de criado dos americanos.

Os custos de não ter uma política, não direi independente, o que é impossível -- o nosso lugar é mesmo na Nato, infelizmente --; mas de não se ser subserviente. Depois falem em cplp's, lusofonias e mais conversa.

2 comentários:

Manuel M Pinto disse...

«Há ali interesses imperialistas, não apenas do império russo, mas também dos impérios de outros lados. É típico dos impérios colocar as nações em segundo lugar».
«As grandes potências estão todas envolvidas. O campo de batalha é a Ucrânia. Ali, lutam todos. Isto faz pensar na indústria das armas. Faz-se a guerra, vendem-se armas, experimentam-se novas».
Papa Francisco
(março 2023)

R. disse...

Já estou a ver o Ventura a marcar uma grande manif de desagravo, o Rangel, o IL, etc.