«E uma ideia nasceu no cérebro velho do pastor esfaimado. Tosas as ovelhas eram iguais, feitas por Deus: então, porque baliam as suas de fome e as do vizinho de fartura? E não achava resposta boa para mistério tamanho. Não pensava em si, na sua fome; se os homens eram também iguais, por as ter a todos feito o mesmo Deus, não sabia ele, nem isso o preocupava.» Mário Braga, «Balada», Serranos (1948)
«A lavadeira voltou para a realidade ao meter as mãos na água. O Inverno só agora começava e o riacho gelara já nalguns sítios. O frio, excitado como um animal selvagem que se apanha finalmente à solta, rasgava-lhe a pele e mordia-lhe os ossos. Escurecia, mas a Alice não podia parar. A roupa era muita.» Miguel Barbosa, «A dança», Retalhos da Vida (1955)
«Parece que há duas sortes de vocação, as que têm língua e as que a não têm. As primeiras realizam-se; as últimas representam uma luta constante e estéril entre o impulso interior e a ausência de um modo de comunicação com os homens. Romão era destas.» Machado de Assis, «Cantiga de esponsais», Histórias sem Data (1884)
1 comentário:
«Acabava por não interessar ninguém. O essencial é firme nele como o bronze, e tal perdurabilidade é o que nos importa. Não se tente emascular a crítica em nome duma discrição farisaica, grotesta de todo, que tal magistratura só viril e livre pode tornar-se fecunda e suscitadora de beleza. Todas as dúvidas, todas as suspeitas, todas as conjecturas são salutares em matéria de espírito. Rígidos são os cadáveres. Por minha parte, opto a que digam mal de mim com algum fundamento, do que digam só bem 'grato Deo'.»
Aquilino Ribeiro, "Luís de Camões - Fabuloso*Verdadeiro". Ensaio (1950)
Enviar um comentário