«A mala grande vinha despachada. / -- Muito obrigada! -- repetiu Rosa Maria -- Tenha boa viagem. Boa noite! E como ficava em Portalegre, e o cavalheiro amável dissera seguir para Elvas, olhou e sorriu-lhe quase com garridice. Nunca Rosa Maria fizera uma viagem tão longa.» José Régio, Davam Grandes Passeios aos Domingos (1941) § «No telhado antigo, com o pó dos tempos fixado em crostas esverdeadas que nenhuma chuva conseguia lavar, os pardais faziam o ninho na Primavera. Em baixo, entre as paredes e as covitas que as goteiras, em horas pluviosas, abriam no solo, vicejavam lírios, roseiras trepadoras e tenros pés de salsa que o irmão hortelão não se dispensava de cultivar.» Ferreira de Castro, A Missão (1954) § «A minha existência era bem equilibrada e suave. Toda a semana, de mangas de lustrina à carteira da minha repartição, ia lançando, numa formosa letra cursiva, sobre o papel "Tojal" do Estado, estas frases fáceis: «Il.mº e Ex.mº Sr. -- Tenho a honra de comunicar a V. Ex.ª... Tenho a honra de passar às mãos de V. Ex.ª., Il.mº e Ex.mº Sr...» Eça de Queirós, O Mandarim (1880)
dos pórticos
-
*«Volto *as gavetas sobre a minha mesa de trabalho, como se nela virasse o
açafate doméstico, contendo apenas as migalhas dos dias vividos, de que se
ap...
Há 6 horas
1 comentário:
«O general Spínola, durante o período de Natal, visitava todas as posições ocupadas pelas Forças Armadas. Começava pelas sedes dos batalhões e ia até ao destacamento mais pequeno. Normalmente, deslocava-se de heli, com um heli-canhão em apoio. Estando prevista nestas visitas a ida a Bula, o comandante do batalhão lá localizado ordenou que a companhia do capitão Gaspar informasse a sede do batalhão logo que os helis a sobrevoassem em direcção a Bula. Entretanto, toda a rede rádio de Bula e os sectores envolventes de Bissau, Mansoa e Bissum estão em escuta rádio.
Considerando a importância da missão, o capitão Gaspar achou conveniente ir pessoalmente para o rádio, e, assim, logo que ouviu o barulho dos helis a aproximarem-se chamou o comando do batalhão de Bula ao rádio e informou: "Informo Vexa¹ que Sexa² passou na mecha. Terminado."
No dia a seguir foi recebida em todas as unidades no teatro de operações da Guiné a seguinte mensagem: "A partir desta data expressamente proibido uso de abreviaturas Sexa e Vexa."
¹ V. Exa. (Vossa Excelência).
² S. Exa. (Sua Excelência).
SALGUEIRO MAIA, "Capitão de Abril-Histórias da guerra do ultramar e do 25 de Abril" prefácio de Vasco Lourenço. Editorial Notícias. 1984.
Enviar um comentário