(Frei João Álvares aos monges de Paço de Sousa, 1467) «Aos filhos amados em Deus, monjes do moesteiro de S. Salvador de Paço de Sousa, da ordem de S. Bento, saúde e bênção em Nosso Senhor Jesu Cristo. Certo é que Nosso Senhor Deus, por sua bondade e misericórdia, ordenou que todos assi fôssemos juntos, como somos, polo legamento da caridade, pola (qual) eu cá onde ando, e vós lá onde estais todos a reveses possamos gouvir de nossos benefícios e orações, e que eu convosco e vós comigo nos hajamos de salvar, e que todos juntamente, feitos executores do que prometemos, possamos receber a glória que nos é prometida se perseverarmos com boa obediência nos santos mandamentos da regra.» .../... in Andrée Rocha, A Epistolografia em Portugal (1965)
(José da Cunha Brochado a desconhecido, 1696) .../... «Estas reverentes vozes na fé do indulto deste dia mereçam, meu Senhor, alguma dissimulação na graça de V. Ex.ª, a cujos preceitos quer a minha obediência ter a ousadia de resignar-se. Deus guarde a V. Ex.ª muitos anos / 7 de Maio de 1696.» Cartas**
(Eugénio de Andrade a Jorge de Sena, 1955) .../... «E, para que lhe não fique a menor dúvida, dir-lhe-ei só mais isto -- um dos poemas do livro, suponho que o intitulado Frente a frente, é-lhe dedicado -- bem assim como todo o livro à Sofia -- dedicatórias essas que retirei, por razões óbvias, nas cópias que mandei. Quando o livro for publicado você encontrará tais dedicatórias no seu lugar.» .../... Cartas de Eugénio de Andrade a Jorge de Sena*
** ed. António Álvaro Dória, 1944
* ed. António Oliveira, 2015
1 comentário:
« Póvoa de Varzim, 11 de Setembro de 1872
Meu prezado Carlos
Tenho colhido algum benefício do ar do mar. Em 22 dias tomei dois banhos. Neste andar espero chegar à decrepitude com meia dúzia.
Está aqui o chato Zé do Cão com a mulher, e a mulher do cunhado, que pode também chamar-se Chata Josefa da Cadela. É filha do visconde da Abrigada, e já notória nos fastos da Madragoa. Por onde coliges que estão por aqui bons tipos e boas tipas.
Eu, desde que cheguei a este confluente de exemplares, que raro se topam juntos, nunca mais abri livro. Leio a natureza nestas caraças.
Deves estar enfadado das minhas quebras de promessas em ir ver-te e cumprimentar S. Exªs. Guardo esse prazer para o Inverno. Tu me desculparás quando vires o desfalque de músculos que tem sofrido este arcaboiço.
Respeitosamente me recomendo à srª Viscondessa e à tua exª Mãe.
Abraça-te o teu
C Castº Br.co..»
"Camilo Íntimo-Cartas inéditas de Camilo Castelo Branco ao visconde de Ouguela" - Clube do Autor, SA (2012)
Enviar um comentário