sexta-feira, fevereiro 10, 2023

o Zelensky a arrastar-nos para a guerra, e nós a ver (ucranianas CLVII)

Para alguns historiadores, a principal causa da Grande Guerra foi a estupidez humana. Pensar que um atentado de um nacionalista sérvio em Sarajevo ao herdeiro do império Austro-Húngaro desencadearia a mortandade dos quatro anos seguintes, é risível. Antes a teia de alianças das potências, a falta de vontade em recolher armas e o total desconhecimento da hecatombe por vir.

Não foi assim vinte anos mais tarde, embora o fenómeno nazi tenha sido uma fabricação potenciada pela estupidez vitoriosa das potências que quiseram pôr a Alemanha de joelhos.

A estupidez, o sonambulismo -- a entropia do sistema, como muito bem apontou há dias Marcos Farias Ferreira -- estão aí, a passo de tartaruga, mas estão. Ver quem compõe a cúpula da UE e como funciona é de estarrecer.

Por outro lado,  o papel de marioneta do Pentágono é muito bem desempenhado por Zelensky, em face dos zoilos europeus. Tudo aquilo transpira má-fé. Ainda hoje...

Ainda hoje a Ucrânia acusava a Rússia de violar o espaço aéreo da Moldávia e da Roménia -- país da Nato -- com mísseis, no que foi desmentida pelos romenos.

Mais palavras para quê? É a guerra que querem, formidáveis palhaços?

Sem comentários: