6. «O jazz introduziu a dimensão de uma emoção física isenta de palavras e de interrogações numa vida sob os seus demais aspectos quase monopolizada pelas palavras e pelo exercício intelectual.»
5. «A seguir ao sexo, a actividade que combina no máximo grau a experiência corporal e a intensidade da emoção é a da participação numa manifestação de massa em condições de extrema exaltação cívica.»
4. «Vivíamos a bordo do Titanic, e toda a gente sabia que o choque com o iceberg se avizinhava.»
3. «O sonho da Revolução de Outubro permanece algures vivo em mim, nalgum recanto da minha intimidade, como se se tratasse de um desses textos que foram apagados, mas que continuam à espera, perdidos num disco duro de um computador, que um especialista apareça para os recuperar.»
2. «Não tenho qualquer obrigação moral de observar as práticas de uma religião ancestral e muito menos de servir o pequeno Estado-nação militarista, culturalmente frustrante e politicamente agressivo, que solicita em termos raciais a minha solidariedade.» (sobre Israel)
1. «A minha vida desenrolou-se ao longo de quase todo o século mais extraordinário e mais terrível da história humana.»
Eric Hobsbawm, Tempos Interessantes -- Uma Vida no Século XX (2002) Trad. Miguel Serras Pereira, Porto, Campo das Letras, 2005
Sem comentários:
Enviar um comentário