quinta-feira, abril 22, 2010

(incon)sequências, (ex)citações

Ferreira de Castro -- E o Caetano, que ambicionara aquele passeio por conta do seringal e assistira, roído de inveja, à sua partida? Rir-se-iam dele... Quase dois contos atirados por água-abaixo! / No topo da escada, esbatendo-se na penumbra, surgiu o abdome e logo o rosto avermelhado de Macedo, proprietário da «Flor da Amazónia». -- A Selva (1930)
Jaime Cortesão -- Uma seriedade nova vinca as frontes e põe labaredas nos olhos. Comungamos a Pátria; somos em estado de graça. / Não durmo nessa noite. É um diálogo entre mim e a consciência. Decido oferecer-me para partir, e ao dia seguinte, em carta ao Ministro da Guerra, Norton de Matos, declaro-lhe sacrificar a essa grande obrigação os sagrados deveres de família, pois entende que esta guerra terá para o bem da Humanidade consequências tamanhas, quais ninguém pode mesmo prever desde já. -- Memórias da Grande Guerra (1919)
Júlio Dinis -- O sítio, naquele ponto, tinha o aspecto solitário, melancólico e nessa tarde, quase sinistro. Dali a qualquer povoação importante, e com nome em carta corográfica, estendiam-se milhas de pouco transitáveis caminhos. Vestígios de existência humana, raro se encontravam. Só de longe em longe, a choça do pegureiro ou a cabana do rachador, mas estas tão ermas e desamparadas, que mais entristeciam do que a absoluta solidão. -- A Morgadinha dos Canaviais (1868)





Sem comentários: