quinta-feira, abril 21, 2022

da Sputnik ao Sarmat, começando pelo PCP (ucranianas LXXII)

 1. PCP.  O PCP está em sua casa, por isso tenho dúvidas sobre o acerto da decisão de não assistir à intervenção de Zelensky, por razões aliás bastante atendíveis, sendo que para mim a mais relevante é o seu comportamento como um homem dos americanos, não sei se a gosto ou a contragosto (desconheço a correlação de forças dentro do poder ucraniano). De qualquer modo, como tenho dito, a liderança ucraniana faz o jogo dos patifes dos americanos. Vou ouvir com muita atenção o que ele vai dizer.

2.  Sputnik e Sarmat. Quando os russos foram os primeiros a fabricar a vacina contra a Covid-19, a UE, fiel como uma cadela aos ditames americanos, recusou-se a validar a Sputnik, mesmo que à custa da doença e morte de europeus. Suponho que agora também não queira validar um supositório como o Sarmat. Que obviamente irá ser replicado pela Nato. Mas a questão é que é simplesmente maravilhoso que haja quem trave os pulhas que infestam a administração americana. O mundo será menos pior, e talvez a ideia de uma guerra nuclear limitada a território europeu se desvaneça daquelas cabeças. Como também já escrevi, só um tonto ou um alucinado achará que uma guerra nuclear se limitaria ao Velho Continente.

ucranianas

2 comentários:

Lúcio Ferro disse...

Dei uma vista de olhos, não gosto de ver fascistas a bolsar sobre o nosso 25, gostei mais do que veio depois no Parlamento, aquela ministra da defesa assim meio tímida, meio tecnocrata mas ainda charmosa, a corte real, sempre gira, com apelos à descarbonização das forças armadas, ahahah, armamento ecológico, e os outros todos, o chega com umas gravatas e pins giros a mandar vir armas e modernizar armas e o be a desejar um inquérito, muito sóbrio, não à despesa, mas para que todos os trâmites das contratações sejam cumpridas de acordo com a lex e o pcp, isolado, com um deputado sem estaleca. Quanto à imagem do senhor uncraniano, deixo-lhe uma pergunta: você compraria um carro usado àquele gajo?

R. disse...

Estou a ver que perdi o melhor da sessão.
Quanto ao Zelensky, confesso a minha inibição em ser muito áspero com ele, embora às vezes me apeteça.