quinta-feira, abril 21, 2022

o péssimo discurso de Santos Silva (ucranianas LXXIII)

Não ouvi o final, por causa da box, e não tive paciência para ir à procura outra vez. Santos Silva, que começou bem o mandato, cortando a palavra ao badalhoco do Chega, esteve igualmente bem ao falar da integração harmoniosa dos imigrantes ucranianos na sociedade portuguesa e, já agora, naquele aceno erudito da Sonia Delaunay com o Amadeu de Sousa-Cardoso.

Não esteve nada bem no tom justificativo com que quis mostrar a Zelensky um país obediente aos interesses geopolíticos da Nato, nem na aldrabice de dizer que Portugal é um país respeitador do Direito Internacional. Tem dias... Quando o infractor são os Estados Unidos, lá estamos nós, acriticamente obedientes. Exemplos: o Iraque e o Kosovo, duas manchas, sem falar, com este então ministro, na farsa do autoproclamado "presidente Guaidò" na Venezuela -- não porque o Maduro mereça respeito, não merece nenhum --, mas porque pôs em dificuldade a grande comunidade portuguesa no país, hipotecando-se mais uma vez aos interesses dos Estados Unidos, sem qualquer vantagem para nós -- Estados Unidos, aliás, que se preparam para reabilitar Maduro, graças ao petróleo, deixando cair, como é seu costume o investido factotum na Venezuela.

Zelensky fez um discurso fraco, de ocasião. O PCP deveria ter estado presente, pois, repetindo, estava em sua casa.


(em tempo: e o dispensável ar fortalhaço com que se referiu à Rússia...)

ucranianas

3 comentários:

Unknown disse...

Caro amigo (desculpe-me mas não posso dirigir-se a si de outro modo, visto que não sei o seu nome), apenas lhe recomendo vivamente que leia esta "confissão" na primeira pessoa e de um oficial (coronel) suíço dos serviços de inteligência militar da ONU, sobre o que se passa verdadeiramente na Ucrânia e como tudo começou:

AH!, A HISTÓRIA QUE TUDO REGISTA E TUDO EXPLICA ÀS GERAÇÕES FUTURAS, E A COMEÇAR PELOS NEGACIONISTAS DO PRESENTE

Estopim da crise na Ucrânia foram as provocações incitadas pela NATO, descreve coronel suíço :

https://horadopovo.com.br/estopim-da-crise-na-ucrania-foram-as-provocacoes-incitadas-pela-otan-descreve-coronel-suico/

Telmo Vaz Pereira

R. disse...

Muito obrigado.
O meu nome está na coluna direita.

R. disse...

É saudável desabafar.