domingo, abril 03, 2022

crimes de guerra (ucranianas LVIII)

 Os crimes de guerra (execução de civis) que têm sido mostrados nas cidades desocupadas em redor de Kiev, não me oferecem muitas dúvidas quanto a terem sido cometidos pelos russos, apesar dos desmentidos. Não porque a imprensa o diga e muito menos os ucranianos, que a estes dou uma margem de 50% de mentiras (quanto à imprensa, sobre para os 70), mas porque os testemunhos populares me pareceram credíveis.

Sem querer desculpá-los -- não, devem ser investigados, julgados e exemplarmente punidos --, há duas coisa que se me oferece dizer, e que são estas: 

1- Não há guerras sem crimes das ditas (nós, portugueses, fartámo-nos de os cometer no Ultramar). Seria bom que se lembrassem antes de a desencadear -- embora, como disse logo, os Estados Unidos iriam resistir até ao último ucraniano; e

2- Os últimos governos com autoridade moral para falar em crimes de guerra são o britânico e o americano. Blair, Bush e toda a camarilha ainda estão aí à espera de julgamento. 

Como diria Santo Agostinho, não me fodam.

ucranianas

3 comentários:

Unknown disse...

CRIMES DE GUERRA, A SÉRIO?

A blogger ucraniana *Mariana Vyshemirskaia* revela como foi usada para fake news sobre 'ataque aéreo russo' no Hospital Mariupol.

https://www.brasil247.com/mundo/blogueira-ucraniana-revela-como-foi-usada-para-fake-news-sobre-ataque-aereo-russo-no-hospital-mariupol?amp=&utm_source=Whatsapp&utm_medium=whatsapp-amp&utm_campaign=whatsapp

Lúcio Ferro disse...

Não sabia que Santo Agostinho diria isso, eheheh. De qualquer forma, as 'notícias' de ontem, sobre massacres e mais não sei o quê deixaram-me com muitas dúvidas. São tão convenientes e parecem de tal modo encenadas que quase de certeza serão falsas e que quase de certeza aqueles cadáveres foram ali plantados, pelo lado dos justos. Mas pronto, as guerras em si são crimes, e esta não é diferente das outras, agora, não gosto é de ser comido por parvo.

R. disse...

Caro anónimo, obrigado pelas achegas, irei espreitar. A guerra é sempre um crime; no entanto, sei bem, apenas por observar há muitos anos, o que é propaganda. Não digo que não o possa ser, mas é também verdade que não há conflitos sem atrocidades.

Caro Lúcio Ferro. Tem razão quanto às desconfianças; na verdade estamos a lidar com pulhas, prostitutos e idiotas úteis. A forma rápida como a Inglaterra reagiu, levanta logo suspeitas. No entanto os depoimentos dos populares não me pareceram encenados.
Como disse, não há guerras limpas, e a Rússia tem os meios para esclarecer a situação. Aliás, já disse que ia proceder a um inquérito. Não me apresso a condená-los nem a ilibá-los; mas é claro que não me esqueço de quem está por detrás disto.

O Agostinho de Hipona gostava pouco, gostava; "Ne copulate me", vem nas "Confissões", mas pode ser que o meu exemplar seja uma tradução apócrifa. Ahahah...