quarta-feira, março 30, 2022

"a sombra do Z", ou Zorglub satisfeito, o Zorro, nem por isso e em defesa do Ziraldo (ucranianas LVI)

Das inúmeras parvoíces do momento a propósito da guerra entre a Rússia e os Estados Unidos na Ucrânia, a última curiosidade é a proibição do Z. Embora pareça que a letra é uma mera identificação dos veículos de um dos vários exércitos que a Rússia tem no seu território continental, é inegável que a pobre letra acabou por ganhar uma conotação de nacionalismo agressivo, sempre indesejável -- como dizia com razão o velhaco do Mitterand, "o nacionalismo é a guerra"; e ainda ontem, o investido Santos Silva usou a palavra "medra" para se lhe referir, ao ver os aliados do Chega na questão ucraniana com máscaras de nacionalismo com catarro. 

Eu, que sou um homem dos quadradinhos, tive de resignar-me ao triunfo de Zorglub, lamentar o Zorro. Mas, e se cancelam o grande Ziraldo (Alves Pinto)?





5 comentários:

Rui Luís Lima disse...

Quando tive conhecimento da penalização do uso do "Z" em território alemão, recordei-me da personagem do Spirou, mas confesso que me esqueci do Zorro da minha infância, mas será que a Comissão Europeia me permite continuar a escutar o "La Grange" dos ZZ Top?
Um Abraço!

Lúcio Ferro disse...

Isto deu-me uma ideia muito fixe. Adoro graffitis e é tão fácil e barato uma pessoa manifestar-se por intermédio de graffitis :). Sei lá, em fachadas bonitas, frases em cursivo:'Z de Zapata', 'Z de Zaratustra', 'Z de Zénite' ou simplesmente um Z digno do nome e, por baixo, ainda em cursivo, z de liberdade.

R. disse...

Questões momentosas que se alevantam...

Evandro disse...

Faltou o filme "Z", do Costa-Gravas

R. disse...

Zut! -- bem lembrado...